domingo, 17 de março de 2013

Hastilhas coladas e aplainadas!


16 e 17.03.2013, neste sábado terminei de colar todas as 8 hastilhas no casco. Fiz mais alguns serviços de apoio e preparei algumas ripas para colar na roda de proa. O tempo passou rápido!!!
No domingo fiz o nivelamento das hastilhas para já colocar um tapume e ficar andando em pé e no plano. Ficou uma sujeirada!! Depois de ficar 3h ajoelhado com a plaina no vai e vem. Não aguentei limpar o interior do casco. Deixei toda serragem para o próximo dia de trabalho. Como fiquei com medo de reduzir o desnível antes de colar e depois ficar errado. Eu deixei as ultimas hastilhas muito altas, cheguei a ter um diferença de 6cm na ultima peça. Imaginem a sujeira e a dor que está meu braço de passar a plaina.
 
 

A sujeira foi bem grande, mas quem sabe o vento leva um pouco e diminui o meu trabalho. kkkk
 Foi o primeiro uso da plaina nova da Makita, ainda bem que foi na madeira mais dura do barco. O resto agora será apenas no cedro naval.
 Como recebi um convite de ultima hora para um churras no almoço e o tempo estava bem Curitibano (vento frio e chuvisco)! Só trabalhei até as 11h. Deixei as chapas na mesa para desenhar as anteparas, a ansiedade é grande. Falta laminar uma camada de tecido nas hastilhas, mas já irei cortar algumas das anteparas. Para facilitar o trabalho já tenho algumas anteparas desenhadas em tamanho natural no papel.
 Como não havia feito fotos do mastro no seu lugar de repouso, aí está!!!! Vamos ver por quanto tempo ele ficará por aí!!!!
Como choveu muito não consegui cobrí-lo com a lona, nem retirei os degraus da escadinha.
Fui!!!

terça-feira, 5 de março de 2013

Habemus Mastro!!!!

05.03.2013, hoje foi a sem sombra de dúvidas a maior aventura da construção do Piá. Muitas outras virão!!!!! Foi demais, quase infartei!! Tudo entre o dedão do pé e o couro cabeludo está doendo e torrado pelo sol!! Mas, estamos muito satizfeitos! O resultado foi ótimo, o mastro já repousa no estaleiro Vargem Grande.
Vejam as fotos e amanhã eu escrevo com mais detalhes sobre as fotos. Hoje já estou cansado demais.
Obrigado à todos que ajudaram nesta aventura, Sr. Luigi dono do Madonna Della Salute , Sr. Alemão que fez o frete, operador do munck, marinheiro e pescador Sr. Dirceu e população de Cananéia que fez uma torcida grande adimirando nossas peripécias no pier da Dersa ao lado das balsas que fazem a travessia para Ilha Comprida. Aos pescadores locais que nos ajudaram com muita boa vontade e solidariedade.
 

 Foto 1 - Sr. Luigi de branco e o Sr. Dirceu pescador local que ajuda muito o Madonna Della Salute, onde estava instalado o mastro de 13m.
 Foto 2 - Marinheiro da Dersa em dia de folga nos ajudando, com a típica boa vontade do povo de Cananéia. O veleiro foi atracado na balsa reserva da Dersa, foi a unica coisa que nos permitiram fazer.
 Foto 3 - Descarrengo as velas na balsa da Dersa.
 Foto 4 - A princípio o chefe da Dersa havia permitido fazer toda operação na balsa reserva que não iria operar hoje. Seria muito mais fácil e seguro. Mas, na ultima hora eles mudaram de idéia e não quiseram ajudar. Fazer o que!!!! É a falta total de uma área de acesso ao mar para náutica, mesmo que privada na cidade não existe.

 Foto 5 - O veleiro em aproximação ao pier, mas pedras no fundo não permitiram atracação. Do outro  lado a balsa da Dersa sem operação.
 Foto 6 - Dirceu, Luigi e eu de cinto soltando os estais para retirada do mastro. Infelizmente, não foi possível fazer uma foto da minha escalada no mastro. Nesta hora todos estavam empenhados em alguma tarefa, ninguém sobrou para fazer fotos.

 Foto 7 - No momento que o mastro saiu do "buraco", nesta hora realmente achei que o casario viria junto!!! Uma manobra muito delicada, pois o mastro oscilava com as pequenas ondulações no pier. E o mais leve movimento do munck e o mastro fazia uma alavanca no casario. Foi o primeiro susto!!!
 Foto 8 - Vai cair!!!! Não caiu, mas passou pela minha cabeça!! Segundo susto, mas passou!!
 Foto 9 - Descida do mastro para entrar na carreta de reboque.
 Foto 10 - Segurando a carga para ajeitar no lugar, outra fase de maior risco.
 Foto 11 - Um refri gelada no calor de 36°C para refrescar, gentileza da esposa do Luigi.
 Foto 12 - Ajustando a carga na saída de Cananéia, no pier não era possível. E a cidade possui ruas muito estreitas.
 
Foto 13 - As velas entupiram o meu fogão à lenha!! Para fazer churras terei que terminar o barco!! Ptz!!! Vai ficar igual a churrasqueira do Paulo, um depósito de materiais e tranqueiras.
Valeu, obrigadão!! Deu tudo certo!! Ufa!!!
 


domingo, 3 de março de 2013

Vistoria e negociação do mastro de 13m.

02 e 03 de março, neste final de semana não trabalhei no barco. Mas, trabalhei para o barco. Fui até Cananéia no litoral sul de São Paulo. Fui negociar o mastro de 13m do veleiro do Luigi. Que irá substituir seu mastro de aluminio, por um de Junk chinês. O mastro está em um veleiro oceânico de madeira inglês de apenas 25 pés. Vejam algumas fotos do mastro e do barco do Luigi. Agora só falta confirmar o munck para içar o mastro no pier da Dersa. Acredito que terça voltarei por lá para trazer o mastro. A região possui poucos recursos disponível, achamos munck apenas em Pariquera Açu. Vamos ver se amanhã seu dono confirma disponibilidade.
Vamorquivamo!!
Retranca enrola a vela mestra, não foi possível testar tudo. Mas, despois da reforma do mastro tudo vai deslizar e correr bem.


Mastro é possível observar que está bem reto, sem desvios ou defeitos. Que beleza!!!
Para acoplar o pau de spinnaker.
Mastro transpassante com 13m para um veleiro de 25 pés, o Samoa com 29 pés precisa de 11,5m. Precisaremos de uma reforma no mastro para adequar o tamanho. Espero não ter que mexer na retranca, para não ter que reformar as velas (6 velas acompanham o conjunto), uma delas fez apenas uma viagem. A retranca do Samoa possui 2,90m de comprimento e esta possui 3,60m. Se ficou bem no 25', vou fazer de tudo para manter no Piá. Meus amigos Paulo e Jadyr terão que pensar em como vamos fazer com a targa de inox. Cada um com seus problemas!!!

As catracas Harken 16 que infelizmente não puderam ser negociadas por estarem muito bem presas na estrutura que sustenta o quebra ondas do cockpit. Estão novinhas e ainda brilhando!!! Uma pena!!!
Abaixo uma bussola muito bonita e antiga que está à bordo. Só tirei a foto para mostrar esta peça antiga, que achei muito bonita.
Não vou aguentar de ansiedade até ver o mastro no estaleiro para armazenagem dele até terminar o convés e descidir como será sua reforma.


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Hastilhas

23.02.2013, hoje fiz uma limpeza no local de trabalho. Recolhi alguns toquinhos de madeira para meu fogão à lenha. Depois, preparei 4 hastilhas para colagem. Isso quer dizer, que fiz a ultima medição dela no local de colagem, fiz alguns ajustes para diminuir o espaço entre a peça e o casco. Além, de economizar resina, fica mais seguro. Pois, quanto maior a espessura de resina, mais fácil tricar com os esforços do barco. Reparem na furação em cada hastilha, esta foi a dica do Jadyr e Paulo durante a visita de carnaval. Depois, de coladas não seria possível furar por falta de espaço para manusear a furadeira. Nestes furos passarão mangueira de água salgada, potável e conduite elétrico. Os 2 furos mais baixos são para água do porão, estão mais elevados que o piso. Como eu fiz um reforço, chamado quilha estrutural irei elevar o piso para água transitar de um lado para outro.
 
 
 
 Foto 1 - furos para as mangueiras de água, devem ser feitos antes da colagem.
 Foto 2 - Detalhe dos furos e do filete de resina.
Foto 3 - As 4 hastilhas coladas, niveladas, e paralelas entre si, assim espero. Fiz muitas medições para garantir paralelismo. Só falta o nivelamento para colocação do piso, isso farei com todas as hastilhas coladas. Na bancada não dá para garantir que todas ficariam com a mesma altura, por causa da curvatura do casco.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Visita ao Augenblick da Familia Galera

No dia 09.02.2013, viajamos para São Paulo no feriado de Carnaval. Objetivo foi visitar vários amigos e familiares! A primeira parada foi em Cotia, na casa dos amigos Jadyr e Fri que estão em fase final de construção do Augenblick. Um irmão gêmeo do Piá, samoa 29!! Depois do atraso na saida de Curitiba e no trajeto, em função da chuva e do trânsito intenso, finalmente chegamos às 14h para o maravilhoso churrasco do Jadyr. Deve ter aprendido com o gaúcho campineiro Paulo!!kkkk
 
 
 As almirantas no interior do Augenblick, como não está na água elas ainda não sentiram os enjôos!!

Um dos principais objetivos é viciar esta molecada na naútica, parece que eles gostaram de saber como ficará o Piá daqui alguns anos...
Agora vou ter que fazer a roda de leme! Eles não querem a cana que já está pronta em casa. Mais trabalho para agradar a tripulação.
 Jadyr apresentando as dicas e detalhes de seu trabalho, na sala de "estar". As vigias de policarbonato ficaram boas, com um custo mais baixo, além da facilidade de instalação.
 


 Assumindo a condição de Almiranta, parece que o comando lhe caiu muito bem! Por que será?
 
Na ausência da Almiranta alguém tem que comandar a tripulação.
 Jadyr, Fri, Nicole e Patrick obrigado pela recepção e pelo churrasco. Adoramos o dia, o bate papo e as informações passadas. As crianças adoraram a aula de pintura!!! Parece que só falta um empurranzinho para água!!
Abraços

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ferragens de inox em Campinas

Entre os dias 31.1 até 03.2.2013, fizemos as ferragens de inox em Campinas-SP. Com a ajuda do soldador Paulo Abreu e do lixador Jadyr. Como é possível ver nas fotos abaixo o serviço ficou bem avançado com todas as peças ponteadas e algumas já soldadas. As peças são pulpito de proa e popa, guarda-mancebos e targa.
Paulo e Jadyr preparando as instalações elétricas trifásicas, sem nenhuma "gambiarra", certificação ISO.
 Jadyr resfriando a serra copo com fluido de corte, enquanto o serralheiro faz o trabalho com "precisão".
 Jadyr checando a posição das peças para corte e perfuração, a dupla fez um trabalho em equipe.
 No galpão a produção foi em série, o Jadyr cortava as peças. Eu fazia o acabamento com a esmerilhadeira e o Paulo soldava.
 O soldador Paulo preparando a peça e a mesa de trabalho.
 Aqui uma visão da targa integrada ao pulpito de popa. As peças estão apenas ponteadas o acabamento ainda precisa ser realizado no proximo encontro.
 Pulpito de proa já ponteado, a melhor coisa foi o gabarito que o Jadyr fez do convés do Augenblick. Como o Piá é igual, utilizamos o mesmo modelo.
 E como ninguém é de ferro, no dia 03.02.2013 o gaúcho Paulo preparou o churrasco para pagar a aposta de que eu não iria de avião. Dona Ju e o Tio Cássio participaram para alegrar a despedida do grupo. Até o próximo encontro!!!
Construção em grupo de amigos é muito mais divertido!!!
 

Quilha galvanizada

Quilha galvanizada pronta para receber o chumbo de contrapesos de rodas de veiculos.
 
 



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quilha Estrutural

Quilha estrutural.
28.01.2013, hoje terminei a quilha estrutural fazendo a laminação do tecido de 450g/m2 com a resina epoxi. Inicialmente, pensei em fazer 2 camadas porém com uma já achei suficiente.
Para primeira laminação no Piá até que não ficou mau, algumas pequenas bolhas que depois retiro com a esmerilhaderia ou microretifica. Para posterior preenchimento com resina e um remendo de tecido.
Na foto abaixo a mão de obra chilena em ação! Muito barata, mas de baixa qualificação! kkkk
cortaram o tecido para mim. Além, de limpar o casco e passar o alcool.
Na direita meu filho Victor e seu amigo Nicolas, alunos da Faculdade de Direito de la U, cortando o tecido para quilha estrutural.
 Depois, de carregarmos por apenas 2m a quilha de 197kg. Os chilenos foram tirar uma soneca, pena que eu não fiz uma foto.
Finalmente, a quilha no lugar abrigado da chuva, depois eu vou cobrir com lona plástica para preservar melhor e não entrar insetos e sujeira.
 
A quilha de aço chegou da galvanização e como sempre o olho do dono é que engorda o gado. O pessoal do transporte deixou a quilha no primeiro lugar que deu. Justamente, onde a chuva cai. Mas, aproveitando a mão de obra chilena. Conseguimos colocá-la no cavalete novamente bem longe da chuva.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Hastilhas

24.01.2013, hoje terminei as 2 hastilhas que faltavam cortar do total de 8. Iniciei os furos para passagem da hidráulica e eletroduto, além dos furos de drenagem do fundo do casco. Isso, foi uma boa dica do Jadyr. Antes de colar fazer os furos, pois a distância entre as hastilhas não permite a entrada da furadeira. Além, do que é melhor trabalhar na mesa do que no piso do barco. Evitando também a sujeira dentro do casco. Cada serviço dentro do barco gera uma grande necessidade de limpeza, pois a colagem pode ficar muito prejudica com o pó. Por isso, prefiro subir e descer do casco dezenas de vezes e não fazer cortes e lixagens dentro do barco, se podem ser realizadas na mesa.
Não consegui manusear o rolo de tecido para cortar 2 tirar de 5,5x0,6m, para laminar a quilha estrutural. Na realidade ficou muito desajeitado movimentar o rolo sem deixar sujar no piso cheio de serragem. Vou recrutar meu filho que está de férias com alguns amigos! kkk
Amanhã buscarei a quilha que ficou no serviço de zincagem à fogo. Vamos ver o resultado!!!!
O peso final da quilha zincada ficou em 195kg, com o volume de 128L ainda poderemos colocar 500kg de chumbo (de contrapesos de rodas) e o restante do peso/volume será preenchido provavelmente por uma calda de graute com o chamado pó de prego (residuo de aço da fabricação de prego com densidade 4kg/L).
Foto das hastilhas prontas, faltando apenas os furos e lixagem.
 


25.01.2013, hoje fiz apenas meio período de trabalho. O calor estava atrapalhando bastante, utilizar os EPIs é fundamental mas com calor é muito desconfortável. A máscara e o óculos de segurança são os que mais atrapalham no calor. Mas, terminei de fazer os furos de drenagem das hastilhas. Lixei todas elas dos dois lados, estão prontas para impregnação de epoxi. Só faltam os furos de água e esgoto, respectivamente de 1/2" e 3/4". Esqueci de comprar a serra copo de 1/2". Deu mais trabalho que eu gostaria, pois a serra copo é menor que a espessura da hastilha. Tive que furar de um lado até onde alcançava a serra copo e continuar com uma broca para marcar o outro lado. Virei a peça e coloquei a serra copo novamente e encaixava no furo para guiar a serra copo e não desviar o furo. Ficou muito bom o resultado! Não compensa esperar para achar uma serra copo no tamanho ideal. Afinal, esta é apenas uma passagem de mangueiras. Mas, uma coisa ficou muito prática, o mandril com encaixe SDS (rápido). Trocava a broca pela serra copo em segundos, sem fazer força. Muito bom este mandril!
Busquei a quilha na galvanização, o resultado ficou excelente com 3 kg de zincagem na quilha que agora pesa 197kg. O preechimento dela com chumbo ficará para o final do ano, ou se o meu amigo Jadyr achar um fornecedor com bons preços em São Paulo compraremos juntos. Comprar em grupo é bem melhor e mais barato. Já fizemos isto com o inox dos guarda-mancebos e deu muito certo. Na semana que vem irei para Campinas terminar com meus amigos Paulo e Jadyr a ferragem.
Não fiz fotos da quilha já galvanizada por que a pessoa que fez o frete chegou atrasada e eu já havia saído do estaleiro. Fica para o proximo dia de trabalho.
Fiz uma verificação da abertura do casco e constatei que na seção 6 a boca está com 2,94m quando deveria estar com 3,10m. Coloquei uma viga de madeira para abrir mais a boca e deixar no local exato para apoiar a seção e colar. O mesmo vou fazer com as anteparas A e B, vou colocar a viga e apoiar a antepara para colagem delas. Isso facilita sua fixação. Também, farei fotos delas para demonstração.
Vamoquivamo!!!
 
Saudações

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

26 e 27/12/2012, voltamos do natal e trabalhei com o meu filho Victor na quilha estrutural. Fizemos uma grande lixagem desta peça e limpamos várias vezes o casco com aspirador de pó e pano umido. Lixei com a esmerilhadeira algumas hastilhas para ficarem mais próximas do formato do casco. Fiz o molde de encaixe das hastilhas com a quilha estrutural e cortei pelo menos 3 hastilhas. Deu muito trabalho, pois a madeira é muito dura para a serra tico-tico. Apesar da inclinação que ficou no corte não houve quebra da serrinha. E depois, arrumei a inclinação com a esmerilhadeira. Fico devendo fotos, mas saimos atrasados e com muita chuva. O calor estava em torno de 35°C.
Dia 24.01.13 irei para o estaleiro à tarde e no dia 25.01 irei pegar a quilha que foi para zincagem. No dia 31.01.13 irei para Campinas terminar com o Paulo Abreu e Jadyr as ferragens de inox do convés, guarda-mancebos e pulpitos de proa e popa.