domingo, 17 de março de 2013

Hastilhas coladas e aplainadas!


16 e 17.03.2013, neste sábado terminei de colar todas as 8 hastilhas no casco. Fiz mais alguns serviços de apoio e preparei algumas ripas para colar na roda de proa. O tempo passou rápido!!!
No domingo fiz o nivelamento das hastilhas para já colocar um tapume e ficar andando em pé e no plano. Ficou uma sujeirada!! Depois de ficar 3h ajoelhado com a plaina no vai e vem. Não aguentei limpar o interior do casco. Deixei toda serragem para o próximo dia de trabalho. Como fiquei com medo de reduzir o desnível antes de colar e depois ficar errado. Eu deixei as ultimas hastilhas muito altas, cheguei a ter um diferença de 6cm na ultima peça. Imaginem a sujeira e a dor que está meu braço de passar a plaina.
 
 

A sujeira foi bem grande, mas quem sabe o vento leva um pouco e diminui o meu trabalho. kkkk
 Foi o primeiro uso da plaina nova da Makita, ainda bem que foi na madeira mais dura do barco. O resto agora será apenas no cedro naval.
 Como recebi um convite de ultima hora para um churras no almoço e o tempo estava bem Curitibano (vento frio e chuvisco)! Só trabalhei até as 11h. Deixei as chapas na mesa para desenhar as anteparas, a ansiedade é grande. Falta laminar uma camada de tecido nas hastilhas, mas já irei cortar algumas das anteparas. Para facilitar o trabalho já tenho algumas anteparas desenhadas em tamanho natural no papel.
 Como não havia feito fotos do mastro no seu lugar de repouso, aí está!!!! Vamos ver por quanto tempo ele ficará por aí!!!!
Como choveu muito não consegui cobrí-lo com a lona, nem retirei os degraus da escadinha.
Fui!!!

Nenhum comentário: