quinta-feira, 23 de julho de 2015

Massa de acabamento!


 Pessoal,
Nos dias 3 a 5/07/15 fiquei trabalhando no Piá. Fiz uma arrumação e coloquei para fora do armário todas as resinas que tinha para verificar a quantidade e validade. Foi bom, por que percebi que a massa de acabamento da EpoxyFiber já estava para vencer em agosto. Então, resolvi testá-la. Uma tarefa que estou enrolando faz alguns meses. Para minha surpresa ao abrir a tampa, percebi forte cheiro de formol!! Não sou químico, mas acho que formol não era para ter neste produto. Ficava difícil até de respirar. A massa foi aplicada nas prateleira do armário do banheiro, que ainda não colei para poder trabalhar na bancada. Foi a melhor coisa que fiz, pois a lixagem é muito difícil e muito mais trabalhosa quando a peça está colada. Nos cantos nunca se consegue lixar. Apesar que hoje em dia já existe uma máquina que lixa nos cantos. Nem sei o preço, mas vou procurar saber. 
Apliquei a massa também nas paredes do banheiro. No entanto, achei muito difícil de lixar com a roto orbital. Parece que ela apenas arranha a massa. Na bancada acabei usando a lixadeira de cinta. Que foi espetacular, mas é preciso muita atenção para não comer demais a massa e passar para madeira.
Abaixo, estão algumas fotos das peças e parede do banheiro com a massa. O resultado foi muito bom. Mas, acho que terei que comprar uma lixadeira/politriz industrial de disco. Pois, na mão e na roto orbital não será viável.
Na próxima ida irei testar a resina Isoftálica, para laminar a base do motor no casco. Com esta atividade será mais uma experiência com resina, que ainda não utilizei. Assim, como a massa de acabamento espero que dê tudo certo.

Foto 1 - Prateleiras do armário do banheiro.

Foto 2 - Prateleiras do armário do banheiro.

5 comentários:

Jorge Dias disse...

Olá Marcos,

Sugestão: Não emasse prateleias, apenas resine e não cole, coloque 2 parafusos e pronto.

Abraços,

JD

Rogerio Martin disse...

Marcos, a massa com a orbital é facil de lixar, ou vc está usando uma lixa fina demais ou a sua aplicação foi muito grosseira, o que é normal até se pegar a manha de aplicar a massa. Use espatula de metal bem larga. E a massa do Peter já passou a validade tem 2 anos e usei no mastro sem problemas. Acho que a massa por secar mais rapido não fica tão exposta a "não secar" como a resina.
Abçs

Rogerio Martin disse...

E ahe Marco, esse barco anda ou não anda? Feliz Natal

Jovito Melo disse...

Olá Marcos,

Como anda a construção?

Fraterno abraço

Jovito Melo
Maceió

Rogerio Martin disse...

Faz um ano daquela massa, conta as novidades ahe...