terça-feira, 5 de março de 2013

Habemus Mastro!!!!

05.03.2013, hoje foi a sem sombra de dúvidas a maior aventura da construção do Piá. Muitas outras virão!!!!! Foi demais, quase infartei!! Tudo entre o dedão do pé e o couro cabeludo está doendo e torrado pelo sol!! Mas, estamos muito satizfeitos! O resultado foi ótimo, o mastro já repousa no estaleiro Vargem Grande.
Vejam as fotos e amanhã eu escrevo com mais detalhes sobre as fotos. Hoje já estou cansado demais.
Obrigado à todos que ajudaram nesta aventura, Sr. Luigi dono do Madonna Della Salute , Sr. Alemão que fez o frete, operador do munck, marinheiro e pescador Sr. Dirceu e população de Cananéia que fez uma torcida grande adimirando nossas peripécias no pier da Dersa ao lado das balsas que fazem a travessia para Ilha Comprida. Aos pescadores locais que nos ajudaram com muita boa vontade e solidariedade.
 

 Foto 1 - Sr. Luigi de branco e o Sr. Dirceu pescador local que ajuda muito o Madonna Della Salute, onde estava instalado o mastro de 13m.
 Foto 2 - Marinheiro da Dersa em dia de folga nos ajudando, com a típica boa vontade do povo de Cananéia. O veleiro foi atracado na balsa reserva da Dersa, foi a unica coisa que nos permitiram fazer.
 Foto 3 - Descarrengo as velas na balsa da Dersa.
 Foto 4 - A princípio o chefe da Dersa havia permitido fazer toda operação na balsa reserva que não iria operar hoje. Seria muito mais fácil e seguro. Mas, na ultima hora eles mudaram de idéia e não quiseram ajudar. Fazer o que!!!! É a falta total de uma área de acesso ao mar para náutica, mesmo que privada na cidade não existe.

 Foto 5 - O veleiro em aproximação ao pier, mas pedras no fundo não permitiram atracação. Do outro  lado a balsa da Dersa sem operação.
 Foto 6 - Dirceu, Luigi e eu de cinto soltando os estais para retirada do mastro. Infelizmente, não foi possível fazer uma foto da minha escalada no mastro. Nesta hora todos estavam empenhados em alguma tarefa, ninguém sobrou para fazer fotos.

 Foto 7 - No momento que o mastro saiu do "buraco", nesta hora realmente achei que o casario viria junto!!! Uma manobra muito delicada, pois o mastro oscilava com as pequenas ondulações no pier. E o mais leve movimento do munck e o mastro fazia uma alavanca no casario. Foi o primeiro susto!!!
 Foto 8 - Vai cair!!!! Não caiu, mas passou pela minha cabeça!! Segundo susto, mas passou!!
 Foto 9 - Descida do mastro para entrar na carreta de reboque.
 Foto 10 - Segurando a carga para ajeitar no lugar, outra fase de maior risco.
 Foto 11 - Um refri gelada no calor de 36°C para refrescar, gentileza da esposa do Luigi.
 Foto 12 - Ajustando a carga na saída de Cananéia, no pier não era possível. E a cidade possui ruas muito estreitas.
 
Foto 13 - As velas entupiram o meu fogão à lenha!! Para fazer churras terei que terminar o barco!! Ptz!!! Vai ficar igual a churrasqueira do Paulo, um depósito de materiais e tranqueiras.
Valeu, obrigadão!! Deu tudo certo!! Ufa!!!
 


Um comentário:

Jorge Dias disse...

Ahhh Muleque! Tá ficando abusado... hahahahha.
Legal Marcos, parabens, quando terminamos ou compramos algo de porte dá um gás tremendo na obra Eu já comprei todas as "miudezas" para o Furioso, agora é o mastro, vela, quilha e motor, o restante ja está garantido.

Abraços,

Jorge Dias