quinta-feira, 16 de maio de 2013

EIXO DO LEME USINADO

16.05.2013, caros leitores desculpem pela demora em atualizar o blog. Poucas atividades foram realizadas desde março deste ano. Estou em mais um processo de mudança de Estado por causa do trabalho e mais uma vez o Piá viajará de caminhão para casa nova em Niteroi. Esta transferência deve atrasar a obra em pelo menos 8 meses. 
Que paradoxo, depois de mais de uma década o casco volta ao local de origem. Pois, foi construido em Niterói na antiga forma do Sindicato Ajuricaba. Desta vez, espero que seja o local onde será colocado definitivamente na água do mar.  Não aguento mais mudanças tão grandes e demoradas.
Apesar de não ter trabalhado por este tempo no Piá a sua obra não ficou totalmente parada. Meu amigo Jadyr trabalhou por mim. kkk
Como ele já está finalizando o irmão gêmeo do Piá, o Augenblick. Comprou a barra de inox para usinar o eixo do leme, fazendo a rosca e porca como se vê nas fotos abaixo. Hoje meu amigão retirou os eixos de leme do torneiro mecânico e vejam que maravilha de resultado. Os dois eixos foram preparados para roda de leme e não cana. O do Piá é 10cm maior, pois ainda não fiz o cockpit para saber a medida final só depois desta etapa pronta. Sendo maior não terei problemas depois que acabar o cockpit. Fotos mais detalhadas serão enviadas  amanhã pelo Jadyr. Ainda falta soldar as abas de inox do eixo na parte que será feita a junção com a madeira e posterior laminação.
 
 
 


segunda-feira, 1 de abril de 2013

ANTEPARAS

No sábado,  28.03.2013 iniciei o desenho e corte das anteparas A, B, C e D. Algumas anteparas eu desenhei em casa, num mosaico de folhas A0. Assim, economizo o tempo de desenhar direto nas folhas de compensado. Mas, as anteparas A e C não tinha feito em papel. Num dia de serviço de apenas 6h de trabalho, sem intervalos. Consegui desenhar e cortar todas elas. Faltando fazer a curvatura do casario e ajuste fino do corte. Ou seja, eu cortei 3 cm maior cada peça na curvatura do convés. Mas, com a verificação que fiz nas medidas do casco e do projeto. Fiquei surpreso, pois a variação é menor que 1cm. Mostrando que a forma está mesmo muito boa!
Fiz o ajuste no local da colagem de uma das folhas da antepara B, as demais deixei para o próximo dia de trabalho. Que neste mês será muito difícil de voltar ao estaleiro. Terei muitas viagens à trabalho, que irão me consumir até mesmo alguns fins de semana. Se der para voltar em abril será depois do dia 20.
Ficarei ansioso para terminar as anteparas.
Infelizmente, esqueci a máquina fotográfica e vamos ter que esperar para ver algumas fotos! kkk
Saudações!!

domingo, 17 de março de 2013

Hastilhas coladas e aplainadas!


16 e 17.03.2013, neste sábado terminei de colar todas as 8 hastilhas no casco. Fiz mais alguns serviços de apoio e preparei algumas ripas para colar na roda de proa. O tempo passou rápido!!!
No domingo fiz o nivelamento das hastilhas para já colocar um tapume e ficar andando em pé e no plano. Ficou uma sujeirada!! Depois de ficar 3h ajoelhado com a plaina no vai e vem. Não aguentei limpar o interior do casco. Deixei toda serragem para o próximo dia de trabalho. Como fiquei com medo de reduzir o desnível antes de colar e depois ficar errado. Eu deixei as ultimas hastilhas muito altas, cheguei a ter um diferença de 6cm na ultima peça. Imaginem a sujeira e a dor que está meu braço de passar a plaina.
 
 

A sujeira foi bem grande, mas quem sabe o vento leva um pouco e diminui o meu trabalho. kkkk
 Foi o primeiro uso da plaina nova da Makita, ainda bem que foi na madeira mais dura do barco. O resto agora será apenas no cedro naval.
 Como recebi um convite de ultima hora para um churras no almoço e o tempo estava bem Curitibano (vento frio e chuvisco)! Só trabalhei até as 11h. Deixei as chapas na mesa para desenhar as anteparas, a ansiedade é grande. Falta laminar uma camada de tecido nas hastilhas, mas já irei cortar algumas das anteparas. Para facilitar o trabalho já tenho algumas anteparas desenhadas em tamanho natural no papel.
 Como não havia feito fotos do mastro no seu lugar de repouso, aí está!!!! Vamos ver por quanto tempo ele ficará por aí!!!!
Como choveu muito não consegui cobrí-lo com a lona, nem retirei os degraus da escadinha.
Fui!!!

terça-feira, 5 de março de 2013

Habemus Mastro!!!!

05.03.2013, hoje foi a sem sombra de dúvidas a maior aventura da construção do Piá. Muitas outras virão!!!!! Foi demais, quase infartei!! Tudo entre o dedão do pé e o couro cabeludo está doendo e torrado pelo sol!! Mas, estamos muito satizfeitos! O resultado foi ótimo, o mastro já repousa no estaleiro Vargem Grande.
Vejam as fotos e amanhã eu escrevo com mais detalhes sobre as fotos. Hoje já estou cansado demais.
Obrigado à todos que ajudaram nesta aventura, Sr. Luigi dono do Madonna Della Salute , Sr. Alemão que fez o frete, operador do munck, marinheiro e pescador Sr. Dirceu e população de Cananéia que fez uma torcida grande adimirando nossas peripécias no pier da Dersa ao lado das balsas que fazem a travessia para Ilha Comprida. Aos pescadores locais que nos ajudaram com muita boa vontade e solidariedade.
 

 Foto 1 - Sr. Luigi de branco e o Sr. Dirceu pescador local que ajuda muito o Madonna Della Salute, onde estava instalado o mastro de 13m.
 Foto 2 - Marinheiro da Dersa em dia de folga nos ajudando, com a típica boa vontade do povo de Cananéia. O veleiro foi atracado na balsa reserva da Dersa, foi a unica coisa que nos permitiram fazer.
 Foto 3 - Descarrengo as velas na balsa da Dersa.
 Foto 4 - A princípio o chefe da Dersa havia permitido fazer toda operação na balsa reserva que não iria operar hoje. Seria muito mais fácil e seguro. Mas, na ultima hora eles mudaram de idéia e não quiseram ajudar. Fazer o que!!!! É a falta total de uma área de acesso ao mar para náutica, mesmo que privada na cidade não existe.

 Foto 5 - O veleiro em aproximação ao pier, mas pedras no fundo não permitiram atracação. Do outro  lado a balsa da Dersa sem operação.
 Foto 6 - Dirceu, Luigi e eu de cinto soltando os estais para retirada do mastro. Infelizmente, não foi possível fazer uma foto da minha escalada no mastro. Nesta hora todos estavam empenhados em alguma tarefa, ninguém sobrou para fazer fotos.

 Foto 7 - No momento que o mastro saiu do "buraco", nesta hora realmente achei que o casario viria junto!!! Uma manobra muito delicada, pois o mastro oscilava com as pequenas ondulações no pier. E o mais leve movimento do munck e o mastro fazia uma alavanca no casario. Foi o primeiro susto!!!
 Foto 8 - Vai cair!!!! Não caiu, mas passou pela minha cabeça!! Segundo susto, mas passou!!
 Foto 9 - Descida do mastro para entrar na carreta de reboque.
 Foto 10 - Segurando a carga para ajeitar no lugar, outra fase de maior risco.
 Foto 11 - Um refri gelada no calor de 36°C para refrescar, gentileza da esposa do Luigi.
 Foto 12 - Ajustando a carga na saída de Cananéia, no pier não era possível. E a cidade possui ruas muito estreitas.
 
Foto 13 - As velas entupiram o meu fogão à lenha!! Para fazer churras terei que terminar o barco!! Ptz!!! Vai ficar igual a churrasqueira do Paulo, um depósito de materiais e tranqueiras.
Valeu, obrigadão!! Deu tudo certo!! Ufa!!!
 


domingo, 3 de março de 2013

Vistoria e negociação do mastro de 13m.

02 e 03 de março, neste final de semana não trabalhei no barco. Mas, trabalhei para o barco. Fui até Cananéia no litoral sul de São Paulo. Fui negociar o mastro de 13m do veleiro do Luigi. Que irá substituir seu mastro de aluminio, por um de Junk chinês. O mastro está em um veleiro oceânico de madeira inglês de apenas 25 pés. Vejam algumas fotos do mastro e do barco do Luigi. Agora só falta confirmar o munck para içar o mastro no pier da Dersa. Acredito que terça voltarei por lá para trazer o mastro. A região possui poucos recursos disponível, achamos munck apenas em Pariquera Açu. Vamos ver se amanhã seu dono confirma disponibilidade.
Vamorquivamo!!
Retranca enrola a vela mestra, não foi possível testar tudo. Mas, despois da reforma do mastro tudo vai deslizar e correr bem.


Mastro é possível observar que está bem reto, sem desvios ou defeitos. Que beleza!!!
Para acoplar o pau de spinnaker.
Mastro transpassante com 13m para um veleiro de 25 pés, o Samoa com 29 pés precisa de 11,5m. Precisaremos de uma reforma no mastro para adequar o tamanho. Espero não ter que mexer na retranca, para não ter que reformar as velas (6 velas acompanham o conjunto), uma delas fez apenas uma viagem. A retranca do Samoa possui 2,90m de comprimento e esta possui 3,60m. Se ficou bem no 25', vou fazer de tudo para manter no Piá. Meus amigos Paulo e Jadyr terão que pensar em como vamos fazer com a targa de inox. Cada um com seus problemas!!!

As catracas Harken 16 que infelizmente não puderam ser negociadas por estarem muito bem presas na estrutura que sustenta o quebra ondas do cockpit. Estão novinhas e ainda brilhando!!! Uma pena!!!
Abaixo uma bussola muito bonita e antiga que está à bordo. Só tirei a foto para mostrar esta peça antiga, que achei muito bonita.
Não vou aguentar de ansiedade até ver o mastro no estaleiro para armazenagem dele até terminar o convés e descidir como será sua reforma.


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Hastilhas

23.02.2013, hoje fiz uma limpeza no local de trabalho. Recolhi alguns toquinhos de madeira para meu fogão à lenha. Depois, preparei 4 hastilhas para colagem. Isso quer dizer, que fiz a ultima medição dela no local de colagem, fiz alguns ajustes para diminuir o espaço entre a peça e o casco. Além, de economizar resina, fica mais seguro. Pois, quanto maior a espessura de resina, mais fácil tricar com os esforços do barco. Reparem na furação em cada hastilha, esta foi a dica do Jadyr e Paulo durante a visita de carnaval. Depois, de coladas não seria possível furar por falta de espaço para manusear a furadeira. Nestes furos passarão mangueira de água salgada, potável e conduite elétrico. Os 2 furos mais baixos são para água do porão, estão mais elevados que o piso. Como eu fiz um reforço, chamado quilha estrutural irei elevar o piso para água transitar de um lado para outro.
 
 
 
 Foto 1 - furos para as mangueiras de água, devem ser feitos antes da colagem.
 Foto 2 - Detalhe dos furos e do filete de resina.
Foto 3 - As 4 hastilhas coladas, niveladas, e paralelas entre si, assim espero. Fiz muitas medições para garantir paralelismo. Só falta o nivelamento para colocação do piso, isso farei com todas as hastilhas coladas. Na bancada não dá para garantir que todas ficariam com a mesma altura, por causa da curvatura do casco.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Visita ao Augenblick da Familia Galera

No dia 09.02.2013, viajamos para São Paulo no feriado de Carnaval. Objetivo foi visitar vários amigos e familiares! A primeira parada foi em Cotia, na casa dos amigos Jadyr e Fri que estão em fase final de construção do Augenblick. Um irmão gêmeo do Piá, samoa 29!! Depois do atraso na saida de Curitiba e no trajeto, em função da chuva e do trânsito intenso, finalmente chegamos às 14h para o maravilhoso churrasco do Jadyr. Deve ter aprendido com o gaúcho campineiro Paulo!!kkkk
 
 
 As almirantas no interior do Augenblick, como não está na água elas ainda não sentiram os enjôos!!

Um dos principais objetivos é viciar esta molecada na naútica, parece que eles gostaram de saber como ficará o Piá daqui alguns anos...
Agora vou ter que fazer a roda de leme! Eles não querem a cana que já está pronta em casa. Mais trabalho para agradar a tripulação.
 Jadyr apresentando as dicas e detalhes de seu trabalho, na sala de "estar". As vigias de policarbonato ficaram boas, com um custo mais baixo, além da facilidade de instalação.
 


 Assumindo a condição de Almiranta, parece que o comando lhe caiu muito bem! Por que será?
 
Na ausência da Almiranta alguém tem que comandar a tripulação.
 Jadyr, Fri, Nicole e Patrick obrigado pela recepção e pelo churrasco. Adoramos o dia, o bate papo e as informações passadas. As crianças adoraram a aula de pintura!!! Parece que só falta um empurranzinho para água!!
Abraços