sexta-feira, 24 de abril de 2015

Serviços gerais!

Nestas tarefas mais gerais fiz de tudo um pouco, até organização e limpeza da área de trabalho. Algumas tarefas que não registrei em fotos foram: terminar de colar os 4 parafusos das hastilhas, para liberar novas frentes de serviço que são as camas de bombordo e hidráulica. Lixamento da caixa de âncora e armário de proa, do banheiro e anteparas A e B. E colagem de algumas ripas de armários, como na mesa de navegação, pia do banheiro.


Foto 1 - colagem final dos compensados do leme, fiz ele neste estágio da obra para aproveitar um compensado de 25 mm que estava sobrando. Como em Paraty com uma umidade maior que a amazônica, que chega fácil aos 3.300 mm/ano de chuvas. Tudo vira limo, musgo ou fungo!!! Para não perder este compensado naval de 25 mm resolvi transformá-lo em leme.


Foto 2 - Seções 5 e 6 das camas de bombordo, prefiro lixar e resinar na bancada. A coluna agradeçe!! vou lixar novamente, e emassar com massa de acabamento para deixar melhor a qualidade do acabamento. Depois, colarei, para somente no final pintar de branco.
Mesmo dentro dos armários pretendo pintar de branco, para melhorar a visibilidade das coisas. 


Foto 3 - Ripa da cama de boreste, entre outras ripas que colei.

Foto 4 - A base do motor foi colocada no lugar aproximado. Fiz algumas medições, mas bateu uma insegurança em terminar de marcar a posição e tentar cortar a base para nivelar. Vou verificar mais o posicionamento da base no casco. Fiz 2 furos no casco, um no local do corte da passagem da rabeta e outro no centro do eixo do leme. Os furos foram feitos com furadeira, com diâmetro de 10 mm. A intensão era garantir a orientação dos cortes no casco. O resultado foi bom, ambos os furos ficaram na linha de centro, que é mais de ver no lago externo do casco. Agora só falta confirmar a posição ao longo do eixo proa-popa.

Trabalhando na Proa!


Nesta semana, fiquei direto no estaleiro do Sindicato Paraty. Foi pesado e já tinha perdido o ritmo. Trabalhar por temporadas é mais cansativo. Perdesse o preparo físico rapidamente!
Mas, em uma semana o rendimento foi muito bom. Algumas atividades que fiz, acabei por não registrar em fotos. Algumas pelo cansaço, talvez pela sugeira e pó que poderiam estragar a máquina e principalmente por esquecimento. Terminava uma tarefa e já partia pra outra e esquecia a foto.
Concentração total!! kkkk
Fiz tarefas em várias partes do Piá, mas estou priorizando a proa. Para começar a finalizar no sentido proa - popa. Pois, de outra maneira a gente acaba se perdendo nas tarefas e as entregas começam a atrasar. Assim, esta postagem mostra os trabalhos na proa e os demais tarefas postarei à parte.



Foto 1 - Fiz o bico da proa com um rebaixo para encaixar a tábua de 16mm da estrutura do convés.


Foto 2 - Colei o vau da seção 2 da proa, já com os encaixes das outras estruturas. O projeto não mostra se a junção é apenas com resina de colagem, com parafusos ou encaixes. Optei por fazer encaixe colocar parafusos inox em tudo. Seguro morreu de velho!!! 


Foto 3 - Estrutura do teto ou convés da cabine de proa somente encaixada. Não colei estas peças, até ter certeza do nivelamento com as demais estruturas do convés nas anteparas. E tb, por não ter feito o vau da seção 1, que ajuda na sustentação da gaiuta. Utilizei a gaiuta para medir na mesa o tamanho exato.



Foto 4 - Nivelamento das peças da estrutura da proa, faltando um ajuste fino para nivelar a estrutura da gaiuta com a tábua da proa.


Foto 5 - Estrutura da gaiuta está nivelada.


Foto 6 - Estrutura da gaiuta foi colada e parafusada.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Motor? Já???

Tem gente que diz que sorte não existe, só trabalho duro!! kkkk Ledo engano!
Como sempre, temos que andar com quem tem sorte, assim sobra um pouco pra gente também. Nestas férias de verão não trabalhei nada no Piá. Até que eu tentei. Mas, o calor de mais de 40°C e a umidade alta literalmente impediram qualquer tentativa de esforço. Só de preparar as ferramentas e os materiais já estava todo suado e molhado. O óculos caiam a toda hora do rosto, a máscara não deixava passar o ar de tanto suor, as peças de madeira ficavam todas molhadas, a roupa grudava e não dava mobilidade e por fim, toda a sujeira grudava no corpo. Bem, resolvi somente aproveitar as praias e cachoeiras de Paraty com as crianças e a Almiranta, e deixar o Piá para depois do carnaval.
Mas, isso não quer dizer que não fiz nada pro Piá. Depois do réveillon fui visitar alguns amigos de sorte e acabei tendo um bom presentão de ano novo. Fiquei com os nossos amigos do Augenblick, Jadyr e Elfride por alguns dias. Fizemos bons passeios em Sampa, para matar a saudades da terra natal da minha filha. Fomos ao Mercado Municipal comer o famoso pastel de Bacalhau e tomar uns chopps. Depois, compramos, no Brás, os tecidos dos colchões, almofadas e colchonetes para o cockpit. A almiranta é que escolheu tudo, afinal ela é a designer de interiores. 
No dia seguinte, fui acompanhar o Jadyr na entrega da rabeta do novo motor (Yanmar de rabeta) do Augenblick que estava em reforma no Guarujá, na revenda da Volvo. Conversa vai e conversa vem com o pessoal delá e descobrimos que o motor novo custa uma quantia... Bem, desanimadora!!! 
Mas, como ando com gente de sorte! Continuamos conversando, afinal o pessoal da Volvo é espetacular no atendimento. Sem querer fazer propaganda enganosa, são mesmo ótimos!! E acabamos descobrindo um motor italiano quase novo, por lá. O resultado desta visita para acompanhar o Jadyr está no vídeo abaixo, quando testaram o motor de rabeta. 
É isso, o Piá não tem camas, mas já tem motor. Uma oportunidade destas eu não podia perder, agora tô apertado $$$ pro resto do ano.
Mas, valeu!!! Agora é meter a cara na marcenaria!!!
Depois do carnaval voltaremos aos trabalhos...
Abraços

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Camas da Sala e Pia do Banheiro.

Resolvi dividir o trabalho deste fim de semana em duas postagens. Pois, os assuntos são diferentes e fica mais fácil encontrar a postagem pelo assunto. Além, do que ficaria uma postagem muito grande. No domingo, bem mais cansado. Comecei pela pia do banheiro que só faltava um ajuste para entrar no seu lugar. Feito o corte de ajuste, marquei o lugar da pia no centro da peça. E cortei com a tico-tico. Entrou de primeira! Achei que teria de fazer outros cortes para entrar a cuba. Que nada!
Depois, parti para as camas da sala. Remarquei tudo nas anteparas B e C. E começei a cortar as peças.


Foto 1 - Vista de cima da tampa da pia do banheiro, já com a cuba.


Foto 2 - Vista de frente da pia do banheiro. Quem conhece o projeto, sabe que o lugar da pia não é aí. Mas, o banheiro com a pia ao lado do vaso sanitário fica muito apertado. Abri mão do armário que era para ficar onde agora está a pia. Tenho outro armários para colocar as coisas.  Coisas demais significa peso demais!!


Foto 3 - As duas camas da sala já estão medidas e cortadas. Faltam as seções, que terei que fazer com moldes de papelão para não desperdiçar compensado.


Foto 4 - Cama de bombordo, ainda falta a outra cama de cima e muitas outras peças.


Foto 5 - Cama de boreste. Apesar de ser uma só é mais dificil de fazer, pois a curvatura do casco no sentido popa-proa não é fácil de desenhar na peça.

Abraços!

Estruturas do Cockpit.


Neste sábado, me acabei literalmente! Com a doce ilusão de que daria tempo para fazer a estrutura do cockpit e as camas da sala e popa. A intenção era aproveitar o ultimo final de semana de 2014 que tenho livre, para sair de lá com as medidas das camas, para mandar fazer os colchões. Fiquei das 7h da manhã até 16:30h direto, sem almoço. Na realidade quando estou empolgado e concentrado em fazer o que planejei, nem sinto fome. Trabalhei o dia todo abrindo as ripas na serra de mesa e sentado no chão da popa para medir e cortar as estruturas. Sentado, não é ruim de trabalhar, mas agachado para medir é péssimo. O joelho sente!! 
Fiz os encaixes das peças nas tricanizes. Isso deu um trabalhão! Comecei com a tupia, mas como a superfície não é plana ela pulava. Estava perigoso! Então, parti para o formão. Foi a melhor coisa que fiz. O primeiro demorou e não ficou tão bom. Depois, peguei prática e com poucas pancadas o encaixe estava pronto. Apesar, de estar no desenho o encaixe. Não havia percebido isso quando fiz as trincanizes. Se tivesse percebido teria feito a segunda trincaniz em pedaços. Além, economizar tempo e não ter retrabalho para abrir os encaixes. Seria bem mais fácil de colar "sozinho" a segunda trincaniz em ripas menores. Mas, se tivessem explicado isso no manual seria uma boa informação ao amador. Para o amador não bastar estar no desenho, tem que estar escrito no texto. Sem contar que algumas coisas não estão no desenho, como alguns detalhes da cama de popa.



Foto 1 - Bela visita! E como canta!


Foto 2 - Coloquei um reforço na horizontal para segurar melhor o telescópio do eixo de leme. O vau será colado neste reforço. Viram como os vaus de cada bordo estão alinhados em posições diferentes?


Foto 3 - Vista do futuro banco do cockpit, está tudo apenas encaixado. Nenhuma peças foi colada, a resina acabou e preciso de tempo para ir à loja. Quando compramos pela internet o frete sai barato, mas na mesma cidade cobram um frete igual ao preço da resina!! Caraca!!




Foto 4 - Detalhe do banco na abertura do paiol, mais uma dica do meu amigão Jadyr. Deixar uma distância maior dos vaus para fazer uma porta maior. Afinal, o paiol é grande e a tampa de projeto pequena.


 Foto 5 - Deixei 1,0m de distância para abertura do paiol no banco. No fundo podemos ver a estrutura do piso do cockpit. Ainda está apoiada no casco e não colada, como disse antes.



Foto 6 -  Vista por dentro da cama de popa da estrutura do cockpit.

Foto 7 - Mais uma vista do cockpit!

Todas as peças estão sem lixar, e faltando ainda uma ajusto fino no alinhamento e nivelamento. Que será feito na hora de colar. Com todo cuidado necessário.

Abraços e bons ventos!

domingo, 23 de novembro de 2014

Arrumação e Leme!

Este final de semana foi mesmo especial! Acampamos em Paraty, na praia de Jabaquara. Que fica ao lado do centro histórico, mas é necessário subir um morrinho e fazer uma caminhada de 15 minutos. O lugar é lindo, rodeado por mata atlântica, praia, ilhas e rio.
O estaleiro ficou em segundo plano. As vezes, é necessário dar mais atenção aos clientes (Piás) que ao negócio propriamente dito. kkkk!! Isso, por que o objetivo de tudo isso é passar o bicho carpinteiro ou bicho da vela para os pequenos. Que ficaram maravilhados com a forma de barco que já possui. Subir na cama de proa e olhar à vante, foi o ponto máximo! Até ajudaram a fazer a pia do banheiro e a cama deles. Mas, nada disso ficou pronto ou temos fotos.
Também, aproveitei para percorrer várias lojas náuticas da região para verificar os tipos de serviços e preços. Assim, como preços de peças novas ou usadas em brechós náuticos. Neste, sentido foi proveitoso o passeio.



 Foto 1 - O estaleiro estava uma bagunça e por isso resolvi fazer uma arrumação geral e limpeza das ferramentas. Foi todo tempo útil do sábado, foi gasto nisso!!!! Mas, valeu a pena! Afinal, fazer poeira e ligar as ferramentas elétricas seria perigoso com as crianças ajudando.

Foto 2 - Já havia visto várias ripas cortadas e presas por fitas em pacotes de cada vau do Magati. Tudo no maior capricho. Então, eis que o Mauro apareceu fardado para o trabalho no sábado! Não deu outra. Choveu de desabar o Mundo!!! Quase morremos afogados!!! kkkkk

 Foto 3 - O leme cortado, em uma chapa de 30mm de compensado naval e 2 de 10mm. Ao fundo, as peças do Magati já cortadas e separadas por vaus.

 Foto 4 - Organização do estaleiro.


Foto 5 - No final do dia terminei a primeira grande organização do Estaleiro do Piá. Lona para proteger melhor os compensados da umidade e possíveis goteiras. Algumas peças para não voar as lonas, afinal a região sempre tem ventos.

Abraços

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gaiuta do casario!


Hoje esto feliz, pois chegou a primeira gaiuta do Piá, foi uma compra importante por vários motivos. Estou fazendo a estrutura do casario, onde ela será colocada. E sem, ela fica difícil terminar a estrutura, pois cada modelo tem um tamanho específico. O que impossibilita colar os vaus do teto sem ter comprado a gaiuta. Por este, motivo continuarei procurando pela gaiuta do camarote de proa. Outro motivo importante é que saiu muito mais barato do que eu estava encontrando em vários sites de vendas, inclusive do exterior.



 Foto 1 - Gaiuta Lewmar 41x41cm para extensão do corte no casario.