Nestas tarefas mais gerais fiz de tudo um pouco, até organização e limpeza da área de trabalho. Algumas tarefas que não registrei em fotos foram: terminar de colar os 4 parafusos das hastilhas, para liberar novas frentes de serviço que são as camas de bombordo e hidráulica. Lixamento da caixa de âncora e armário de proa, do banheiro e anteparas A e B. E colagem de algumas ripas de armários, como na mesa de navegação, pia do banheiro.
Foto 1 - colagem final dos compensados do leme, fiz ele neste estágio da obra para aproveitar um compensado de 25 mm que estava sobrando. Como em Paraty com uma umidade maior que a amazônica, que chega fácil aos 3.300 mm/ano de chuvas. Tudo vira limo, musgo ou fungo!!! Para não perder este compensado naval de 25 mm resolvi transformá-lo em leme.
Foto 2 - Seções 5 e 6 das camas de bombordo, prefiro lixar e resinar na bancada. A coluna agradeçe!! vou lixar novamente, e emassar com massa de acabamento para deixar melhor a qualidade do acabamento. Depois, colarei, para somente no final pintar de branco.
Mesmo dentro dos armários pretendo pintar de branco, para melhorar a visibilidade das coisas.
Foto 3 - Ripa da cama de boreste, entre outras ripas que colei.
Foto 4 - A base do motor foi colocada no lugar aproximado. Fiz algumas medições, mas bateu uma insegurança em terminar de marcar a posição e tentar cortar a base para nivelar. Vou verificar mais o posicionamento da base no casco. Fiz 2 furos no casco, um no local do corte da passagem da rabeta e outro no centro do eixo do leme. Os furos foram feitos com furadeira, com diâmetro de 10 mm. A intensão era garantir a orientação dos cortes no casco. O resultado foi bom, ambos os furos ficaram na linha de centro, que é mais de ver no lago externo do casco. Agora só falta confirmar a posição ao longo do eixo proa-popa.