segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Estruturas do Cockpit.


Neste sábado, me acabei literalmente! Com a doce ilusão de que daria tempo para fazer a estrutura do cockpit e as camas da sala e popa. A intenção era aproveitar o ultimo final de semana de 2014 que tenho livre, para sair de lá com as medidas das camas, para mandar fazer os colchões. Fiquei das 7h da manhã até 16:30h direto, sem almoço. Na realidade quando estou empolgado e concentrado em fazer o que planejei, nem sinto fome. Trabalhei o dia todo abrindo as ripas na serra de mesa e sentado no chão da popa para medir e cortar as estruturas. Sentado, não é ruim de trabalhar, mas agachado para medir é péssimo. O joelho sente!! 
Fiz os encaixes das peças nas tricanizes. Isso deu um trabalhão! Comecei com a tupia, mas como a superfície não é plana ela pulava. Estava perigoso! Então, parti para o formão. Foi a melhor coisa que fiz. O primeiro demorou e não ficou tão bom. Depois, peguei prática e com poucas pancadas o encaixe estava pronto. Apesar, de estar no desenho o encaixe. Não havia percebido isso quando fiz as trincanizes. Se tivesse percebido teria feito a segunda trincaniz em pedaços. Além, economizar tempo e não ter retrabalho para abrir os encaixes. Seria bem mais fácil de colar "sozinho" a segunda trincaniz em ripas menores. Mas, se tivessem explicado isso no manual seria uma boa informação ao amador. Para o amador não bastar estar no desenho, tem que estar escrito no texto. Sem contar que algumas coisas não estão no desenho, como alguns detalhes da cama de popa.



Foto 1 - Bela visita! E como canta!


Foto 2 - Coloquei um reforço na horizontal para segurar melhor o telescópio do eixo de leme. O vau será colado neste reforço. Viram como os vaus de cada bordo estão alinhados em posições diferentes?


Foto 3 - Vista do futuro banco do cockpit, está tudo apenas encaixado. Nenhuma peças foi colada, a resina acabou e preciso de tempo para ir à loja. Quando compramos pela internet o frete sai barato, mas na mesma cidade cobram um frete igual ao preço da resina!! Caraca!!




Foto 4 - Detalhe do banco na abertura do paiol, mais uma dica do meu amigão Jadyr. Deixar uma distância maior dos vaus para fazer uma porta maior. Afinal, o paiol é grande e a tampa de projeto pequena.


 Foto 5 - Deixei 1,0m de distância para abertura do paiol no banco. No fundo podemos ver a estrutura do piso do cockpit. Ainda está apoiada no casco e não colada, como disse antes.



Foto 6 -  Vista por dentro da cama de popa da estrutura do cockpit.

Foto 7 - Mais uma vista do cockpit!

Todas as peças estão sem lixar, e faltando ainda uma ajusto fino no alinhamento e nivelamento. Que será feito na hora de colar. Com todo cuidado necessário.

Abraços e bons ventos!

Nenhum comentário: