segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Anteparas C e D!

Entre os dias 23 e 24 de agosto trabalhamos com um clima maravilhoso de muito sol, depois de 2 meses de inverno com muito frio. O dia estava ideal para resinar as peças já cortadas e anteparas. Mas, o catalisador estava pouco e compraremos mais para terminar a impregnação. De qualquer maneira, trabalhamos muito e terminamos as seções da cama de proa, anteparas C e D. Precisamos fazer muitas peças e deixar em estoque. Para quando for impregnar tudo com epoxi, não faltar peças prontas. 



 Foto 1 - Antepara D, separa o paiol de popa, da cozinha e serve de suporte para entrada principal do cockpit.

Foto 2 - Anteparas C e D, vista da popa.

Foto 3 - Seções da cama de proa, resinadas e com os encaixes das ripas.

Foto 4 - Seção 0 resinada e com a porta do armário de proa.

Foto 5 - piso do banheiro com seção de suporte, para formar o porão da bomba de esgotamento.

Foto 6 - Trabalhadores do sindicato, os três veleiros tiveram andamento neste findi. Até o Haroldo apareceu! kkkkk


Foto 7 - Sindicato reunido para o jantar no fogão à lenha. Bela reunião com visitas raras de 2 veleiros paulistas!!! Capão Bonito e Cotia presentes em Paraty.
Abraços

terça-feira, 29 de julho de 2014

Proa avança rapidamente!

Estamos conseguindo um avanço rápido, com os serviços do Rogério. Pessoalmente, acho que a parceria vai muito bem obrigado. Estou com muitos problemas, até para ir lá dar apoio moral e pitacos. Conversamos muito por telefone, mas não é a mesma coisa. Esposa doente há 20 dias, a criançada em aulas, além da pós graduação quinzenal aos sábados. Estou mesmo com muita falta de tempo para tudo, mas exatamente por já saber disto antecipadamente fechamos este serviço. Alguém precisa fazer o Piá progredir.
 


 Foto 1: Estrutura da proa sendo preparada, nenhuma peça ou antepara foi colada. Adotamos esta prática para fazer o maior numero possível de peças sem fixação. Entendemos que reduziriamos o risco de erro, melhorias nos ajustes das peças e maior rapídez no serviço. Pois, quando começamos a utilizar a resina é melhor fazer muito serviço com ela, evita desperdício.

 Foto 2: Já dá para ver o estrado da cama no lugar!
 Foto 3: Antepara A bem maior que o necessário para cortar na inclinação correta na hora de fechar o convés. Deve ser a antepara mais dificil de fazer a curva do teto.

Foto 4: Não é que a cama ficou boa mesmo! Já dá até para ficar dormindo em serviço!!! kkkkkk
Abraços

domingo, 27 de julho de 2014

Anteparas de proa. Já parece um veleiro!

Rogério enviou novidades da obra. Com várias seções e anteparas já ajustadas ao casco. Vamos ver as fotos enviadas.
 Foto 1: Antepara A no lugar, com o topo ainda não cortado na curvatura para ajustar na hora que toda estrutura do convés estiver no lugar. Pois, a altura da cabine foi alterada em 10cm mais alta para dar mais conforto. Com apoio do projetista. 
 Foto 2: Seção 0 ajustada no local de colagem, com o vau de reforço já colado. Só falta cortar a abertura do armário, debaixo da caixa de âncora.

Foto 3: Vista da sala para o banheiro, pode-se observar o piso do banheiro e da sala, com as anteparas A e B. Antepara A, ainda sem abertura da porta do quarto.

 Foto 4: Vista popa-proa das anteparas A e B e seções da cama de proa.

 Foto 5: Vista da sala com as anteparas no lugar.

 Foto 6: Detalhe do piso do banheiro e as portas da sala e quarto de proa.


  Foto 7: Detalhe do bico de proa com o rebaixo da tábua de reforço do convés, e o eletroduto do para-raios dos estais de proa.

  Foto 8: Vista superior do quarto de proa, com detalhe do vau do convés e as seções da cama.

 Foto 9: Vista da caixa de âncora com a curvatura da Seção 0 e o corte da estrutura do convés. O piso da caixa de âncora já foi cortado.

  Foto 10: Local de trabalho no Sindicato Paraty, os compensados demoraram muito, mas chegaram e estão armazenados na horizontal para não empenar. Aja espaço para tudo e ainda faltam os picadeiros do Meu Príncipe e do Magati.

Estamos avançando com a obra como nunca o Piá viu! O ritmo está muito bom.
Só estou esperando o Veleiro Augenblick se mudar para Ubatuba, assim a consultoria vai ser mais frequente. Pelo menos para ajudar no churras, enquanto trabalho pesado. Só espero que o estagiário saiba servir a cerveja, bem gelada! kkk
Obrigado Rogério.
Abraços.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Proa e colagem de vaus.


O Rogério enviou mais algumas fotos dos ultimos serviços, laminação de tecido na roda de proa, terminou as peças da Antepara B inclusive com a colagem dos vaus e reforço do fusil. Deixou uma chapa de compensado cortado no piso para gente para de cair e torcer o tornozelo.


 Foto 1 - Roda de proa com uma camada de tecido 450gr/m2.

Foto 2 - Piso de chapa de compensado naval, falta impermeabilizar. Para maior segurança quando andamos no interior do casco.

Foto 3 - Vau da proa sobre a cama de casal. 

Foto 4 - Vaus colados da antepara B e reforço do fusil.

Foto 5 - Detalhe do reforço de fusil.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Antepara B, finalizamos os cortes e vaus.

Finalmente, a primeira e mais importante antepara está de pé!
Finalizamos todos os cortes, passagem da porta, vigas do mastro, ajuste ao casco, encaixe da sicorda. Fizemos os vaus de reforço dos dois lados.
Foto 1 - Esta é para minha amiga Fri e meu amigo Jadyr, que estão sempre publicando fotos minhas somente no período de descanso. Aqui estou cortando a curvatura do casario na antepara B.

Foto 2 - Coluna de suporte do mastro pronta para colagem, já foi aplainada e arredonda a quina com tupia. Só falta colar e passar verniz ou óleo de tunge, vamos testar para ver o que fica melhor.

Foto 3 - A viga do mastro no lado da sala vai passar o conduite dos fios do mastro, para não ficar exposto na sala e deixar o acabamento feio. Ainda vou trocar o conduite para um de maior durabilidade. Afinal, esta peça não será jamais trocada.

Foto 4 - Mais uma vista geral do conduite na viga de suporte do mastro.

 Foto 5 - A viga de suporte do mastro no lugar de colagem para teste, a antepara B já está quase pronta.
 Foto 6  - Antepara B no lugar de colagem, ficou excelente. Agora já parece um barquinho!

Foto 7 - Antepara B vista da proa, tá andando a obra!!


Foto 8 - Marcos testando a porta do banheiro, ficou com 1,8mx55cm, excelente tamanho. Até o Jadyr passa por ela!!! O Paulo nem vai abaixar a cabeça!!!

 Foto 9 - Rogério cortando a canaleta do conduite no suporte do mastro.

 Foto 10 - Mauro e Almir engenherando!!! Caramba quantas linhas!! O que é issooooo????
O Cabo Horn dá mais trabalho, mais vai ficar bonito! 1° dia de trabalho no projeto Magati!!!
Força Maurão!!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Marcações das Seções e Anteparas. Teste da Antepara B, do mastro.

Neste domingo, foi muito produtivo. Quebramos a cabeça para marcar todas as seções e anteparas. Após, a verificação do nivelamento do barco. Iniciamos a checagem da linha de centro, que não é fácil. Pois, com a curvatura da popa , gera muitas dúvidas sobre o meio exato. Qualquer centimetro de erro gera um ângulo de desvio da linha de centro. E por consequência as anteparas podem ficar desalinhadas.
Transferir a marcação das anteparas para a curvatura do casco não é moleza e também foi outro ponto de muito cuidado, com várias checagens. E rechecagens!!!!

Veja na foto acima, o Rogério marcando o alinhamento de uma seção, com uso de um sarrafo aparelhado e um esquadro.

Nesta foto, estamos testando o corte da antepara B, que fiz ainda em Curitiba. Esta é a principal estrutura do barco. Sobre a qual ficará o mastro, apoiado no convés. O corte é dificil, pois não temos mais o desenho tamanho 1:1. E todas as medidas foram retiradas do projeto com escalímetro e transferidas para uma folha 1:1, no chão de casa. Depois, foi cortado o molde e adaptado ao costado. Para isso, deixei 3 cm maior a curvatura do costado para ir cortando dentro do barco e testando. Deu traballho, mas ficou muito proximo da curva do costado. A segunda metade ficou ainda melhor, pois já tinha a ajuda do Rogério. E a experiência da primeira...
No próximo final de semana, terminaremos a porta, o formato do teto da cabine e os encaixes das ripas estruturais (esqueci o nome delas). E espero já colar no local definitivo!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Arrumação geral e colocação do Piá no lugar da obra.


O primeiro serviço foi retirar os 1.050kg de chumbo, debaixo do casco. Para isso, contratamos o serviço especializado de uma mula sem cabeça. Como se vê na foto 1.




 
 Foto 1 - Mula transportando o chumbo ladeira acima.


Foto 2 - Nó de marinheiro que um dos membros do sindicato fez, para segurar a carreta de encalhe na camionete. Segundo, meu amigo autor do nó, que é melhor não ser identificado. Este nó foi desenvolvido por século na marinharia. Até chegar neste formato ultra seguro! 
Em decorrência da boa vontade e do perfil da pessoa, achei melhor não contrariar! kkkkk


 Foto 3 - O nó aguentou, o carro aguentou, meu coração aguentou... e subimos a ladeira!


 Foto 4 - Os mestres!! Um está disfarçando pra fugir do serviço e o outro está no comando! Ainda põe uniforme pra sair bonito na foto. 

Foto 5 - Depois até que ele rendeu um pouquinho! kkkk
Não parece, mas ele está nivelando o terreno com esta moderna motoniveladora. Outro serviço muito especializado, com mão de obra ultra qualificada.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sede do Sindicato Paraty está na reta final!


Finalmente, terminamos a parte civil do galpão. Ou seja, só falta a elétrica e arrumar a bagunça de obra que sempre fica para trás. Agora, já posso trabalhar, faça sol ou chuva! 
Ainda temos que terminar de nivelar o terreno e organizar o layout, para construir 2 cabo horns 35' e 1 samoa 29'. Teremos que colocar uma serra circular de mesa, 3 mesas do tamanho de uma folha de compensado. Local para guardar os compensados dos 3 barcos, mais as tábuas de cedro, cerca de 6m3.


Aqui, o Piá já está posicionado no seu local de trabalho, foi nivelado e quase todo seu material está espalhado ao seu redor. Depois, que o Rogério e eu terminamos o armário debaixo da mesa, ficou melhor arrumado o ambiente. Empilhamos os compensados sobre um cavalete.  Quilha e chumbo ficaram no chão, sob madeiras na frente da proa. Espero não ter que mover estes 1.050kg de chumbo tão cedo.
 

Nesta foto, Mauro e Almir disfarçando para não trabalhar!!!! kkkk 
Sempre precisamos de um minutinho para refletir e ver se o trabalho está indo bem.
Dessa vez, passa...



Depois, o Mauro se redimiu e pôs a mão na massa!!!
Nivelou o terreno onde ficará a futura serra circular, para abrir as tábuas de cedro.
Parece fácil, mas o arado é dureza!! Tudo pelo Magati.

Plataforma de Popa

Hoje meu amigo Jadyr enviou as fotos das plataformas de popa do Piá e do Augenblick, que estão sendo preparada em São Paulo.

 Nesta foto podemos observar a plataforma já soldada e faltando acabamento e a barra de sustentação.
 Aqui as plataformas já estão prontas na garagem do Augenblick.
 Com a gentileza de Jadyr as ripas de Ipê já foram cortadas para plataforma do Piá.
 A escada na posição abaixada, para mostrar os pontos de fixação da mesma.
Jadyr testando seu brinquedinho novo na popa do Augenblick! Ficou GG, joinha joinha!!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Chegada do Piá em Paraty!

Bem, foi meio conturbada! Afinal planejamento pra que??
Tudo combinado com a transportadora, sairia dia 13/12/2013 (sexta) para chegar no sábado. Assim, eu poderia acompanhar o desembarque em Paraty. Mas, provavelmente o caminhão estava ocioso e o transportador descidiu unilateralmente ir buscar na semana passada. E pronto, eu estava incomunicável no interior de Minas Gerais e o caminhão esperando em Pinhais-PR para embarcar.
Por sorte, meu amigão Gilberto agilizou tudo sem conseguir falar comigo. Coitado, deve ter sido estressante. Procurar ajudante e organizar tudo sem planejamento. Mas, no final não houve avaria, nem acidentes. Só preocupações pelas noticias truncadas.
Neste ultimo final de semana, dias 14 e 15 de dezembro nos reunimos em Paraty-RJ, bairro Barra Grande, na casa do Mauro para fundar o Sindicato Paraty.
Sindicato Paraty - Um grupo de amigos que adora o mar, a vela e a construção amadora. São 4 veleiros que estão em estágios diferentes de construção e que já se reunem faz alguns anos para tocar as obras.
Agora, estamos arrumando uma sede fisica para tocar 2 barcos, 1 samoa 29 e 1 cabo horn 35, ambas em estágios mais iniciais da obra. O Samoa veleiro Piá está com o casco pronto para colar as anteparas, já cortadas. E o Cabo horn espera o galpão subir para começar o picadeiro. Os outros 2 barcos já quase prontos devem ir no começo de 2014 para água e também ficaram por perto. São inseparáveis!! Ficarão todos na Ilha Grande, futuro lar dos demais.
Infelizmente, por problemas técnicos as fotos deste fim de semana viajaram junto com a Fri (fotógrafa oficial) para Cotia. Mas, uma hora elas voltam!! kkk
O trabalho em si, foi organizar um telhado provisório de lona nova e eucalipto autoclavado, guardar todas as madeiras, resinas, quilha, mastro e outras coisas. Parece pouco, mas nos acabamos com o cansaço e o calor. Fora a umidade (95%)!!
Em janeiro de 2014 iniciaremos nosso galpão e em fevereiro esperamos já ter uma inauguração, com outro churras!!!
O Almir dono do terreno e da marcenaria que trabalha, com a sua familia no negócio. Será nosso parceiro e prestará alguns serviços especializados de marcenaria e construção. Além, de facilitar o uso de máquinas de bancadas e compra de materiais.
E assim, seguiremos em 2014!!
Feliz natal e ano novo!
bons ventos!!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Retorno às atividades, notícias e novidades!!!

Vou iniciar os comentários de hoje com um pedido de desculpas aos leitores e pessoas que acompanham esta façanha. Fiquei alguns meses sem postar nenhuma notícia, apesar de ter andamento em algumas tarefas do Piá. Confesso que fiquei sem ânimo de escrever, pois o principal serviço que no estágio atual da obra é marcenaria, eu não pudi fazer. Pois, para quem não sabe, em maio iniciei um processo de transferência para o Rio de Janeiro e não pude mais trabalhar no Piá. Como foi um processo meio conturbado, pois a família ainda não veio, nem o Piá. Fiquei realmente num desanimo grande o suficiente para não querer atualizar o blog.
Agora no fim do ano já começa a ter uma luz no fim do tunel. O Piá e todo o material deve ser transportado em até 10 dias de Pinhais-PR para Paraty-RJ. Em Paraty estamos fundando o que batizamos de Sindicato Paraty, em alusão ao famoso Sindicato Ajuricaba do Clube São Cristóvão.
Eu, meu novo amigo Mauro e o Almir estamos montando um galpão de 150m2 e um quartinho de ferramentas e materiais para trabalhar no Piá e no Magati (cabo horn 35 do Mauro). O Almir é marceneiro profissional e já possui um negócio próprio no local. Nós iremos montar um galpão e trabalhar com ele estas duas construções.
Será um grande aprendizado e uma formação de um grupo realmente focado neste objetivo. Agora, as esperanças são grandes de que as obras irão prosperar rapidamente.
Nestes meses que não atualizei fiz algumas atividades de longe para dar algum tipo de andamento neste sonho. Comprei alguns materiais, como chumbo da quilha, tanque de diesel, iluminação, cunhos, ancora, algumas ferragem, algumas peças da hidráulica e até uma catraca harken 16 self taling, entre outras miudezas.
Abaixo posto uma foto do local onde estamos construindo o galpão de 150m2 em Paraty.
 Foto 1 - Aterro completado para o local do galpão, falta espalhar com uma pá carregadeira. Mas, as chuvas de Paraty não param!! Afinal, são mais de 3.000mm por ano na serra do mar. O local agora está com muita lama. Faremos uma estrutura provisória de madeira com lona para o Piá não ficar na chuva até o galpão terminar.
 Foto 2 - Amostras das vigas do telhado do galpão.
Foto 3 - Primeiro teste com as fresas novas do Mauro para fazer os strips do Magati, ficaram perfeitas. Aprovado, agora é só fazer o picadeiro e anteparas. Depois começar com os stips para não empenar.
 
Neste tempo de espera ainda fiz duas viagens para São Paulo para ajudar nossos amigos Jadyr e Elfride, juntamente com o Paulo Abreu nosso soldador e fazedor de mate. O veleiro irmão gêmeos do Piá o Augenblick está nas vias de fato para ir à água. Aguardamos ansiosos este evento previsto para o verão de 2014!!
Assim, como estamos aguardando o enrolado do Paulo Abreu terminar o Bonitasso (tiki 26), também neste verão. Com estes dois veleiros prontos, já teremos 50% da flotilha do Sindicato Paraty nas águas da região. Assim, teremos em 2014: 1 samoa 29 (Piá) e 1 cabo horn 35 (Magati) em construção e 1 samoa 29 (Augenblick) e 1 tiki 26 (Bonitasso) nas águas de Angra dos Reis e Paraty.
E assim, estamos fundando um associação de amigos apaixonados por construção amadora de veleiros e vela de cruzeiro.
Para 2014, pretendemos melhorar nossa divulgação conjunta das atividades dos quatro veleiros.
Sejam todos bem vindos ao novo sindicato Paraty!!
Esperamos incentivar os novatos e curiosos e ajudar a quem quiser ser ajudado!!!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

EIXO DO LEME USINADO

16.05.2013, caros leitores desculpem pela demora em atualizar o blog. Poucas atividades foram realizadas desde março deste ano. Estou em mais um processo de mudança de Estado por causa do trabalho e mais uma vez o Piá viajará de caminhão para casa nova em Niteroi. Esta transferência deve atrasar a obra em pelo menos 8 meses. 
Que paradoxo, depois de mais de uma década o casco volta ao local de origem. Pois, foi construido em Niterói na antiga forma do Sindicato Ajuricaba. Desta vez, espero que seja o local onde será colocado definitivamente na água do mar.  Não aguento mais mudanças tão grandes e demoradas.
Apesar de não ter trabalhado por este tempo no Piá a sua obra não ficou totalmente parada. Meu amigo Jadyr trabalhou por mim. kkk
Como ele já está finalizando o irmão gêmeo do Piá, o Augenblick. Comprou a barra de inox para usinar o eixo do leme, fazendo a rosca e porca como se vê nas fotos abaixo. Hoje meu amigão retirou os eixos de leme do torneiro mecânico e vejam que maravilha de resultado. Os dois eixos foram preparados para roda de leme e não cana. O do Piá é 10cm maior, pois ainda não fiz o cockpit para saber a medida final só depois desta etapa pronta. Sendo maior não terei problemas depois que acabar o cockpit. Fotos mais detalhadas serão enviadas  amanhã pelo Jadyr. Ainda falta soldar as abas de inox do eixo na parte que será feita a junção com a madeira e posterior laminação.
 
 
 


segunda-feira, 1 de abril de 2013

ANTEPARAS

No sábado,  28.03.2013 iniciei o desenho e corte das anteparas A, B, C e D. Algumas anteparas eu desenhei em casa, num mosaico de folhas A0. Assim, economizo o tempo de desenhar direto nas folhas de compensado. Mas, as anteparas A e C não tinha feito em papel. Num dia de serviço de apenas 6h de trabalho, sem intervalos. Consegui desenhar e cortar todas elas. Faltando fazer a curvatura do casario e ajuste fino do corte. Ou seja, eu cortei 3 cm maior cada peça na curvatura do convés. Mas, com a verificação que fiz nas medidas do casco e do projeto. Fiquei surpreso, pois a variação é menor que 1cm. Mostrando que a forma está mesmo muito boa!
Fiz o ajuste no local da colagem de uma das folhas da antepara B, as demais deixei para o próximo dia de trabalho. Que neste mês será muito difícil de voltar ao estaleiro. Terei muitas viagens à trabalho, que irão me consumir até mesmo alguns fins de semana. Se der para voltar em abril será depois do dia 20.
Ficarei ansioso para terminar as anteparas.
Infelizmente, esqueci a máquina fotográfica e vamos ter que esperar para ver algumas fotos! kkk
Saudações!!