segunda-feira, 9 de junho de 2014

Marcações das Seções e Anteparas. Teste da Antepara B, do mastro.

Neste domingo, foi muito produtivo. Quebramos a cabeça para marcar todas as seções e anteparas. Após, a verificação do nivelamento do barco. Iniciamos a checagem da linha de centro, que não é fácil. Pois, com a curvatura da popa , gera muitas dúvidas sobre o meio exato. Qualquer centimetro de erro gera um ângulo de desvio da linha de centro. E por consequência as anteparas podem ficar desalinhadas.
Transferir a marcação das anteparas para a curvatura do casco não é moleza e também foi outro ponto de muito cuidado, com várias checagens. E rechecagens!!!!

Veja na foto acima, o Rogério marcando o alinhamento de uma seção, com uso de um sarrafo aparelhado e um esquadro.

Nesta foto, estamos testando o corte da antepara B, que fiz ainda em Curitiba. Esta é a principal estrutura do barco. Sobre a qual ficará o mastro, apoiado no convés. O corte é dificil, pois não temos mais o desenho tamanho 1:1. E todas as medidas foram retiradas do projeto com escalímetro e transferidas para uma folha 1:1, no chão de casa. Depois, foi cortado o molde e adaptado ao costado. Para isso, deixei 3 cm maior a curvatura do costado para ir cortando dentro do barco e testando. Deu traballho, mas ficou muito proximo da curva do costado. A segunda metade ficou ainda melhor, pois já tinha a ajuda do Rogério. E a experiência da primeira...
No próximo final de semana, terminaremos a porta, o formato do teto da cabine e os encaixes das ripas estruturais (esqueci o nome delas). E espero já colar no local definitivo!

Nenhum comentário: