domingo, 21 de setembro de 2014

Detalhes das Anteparas e reforços dos Fuzis.


Eu e o Rogério fomos na sexta-feira à noite para acordar cedo no sábado e aproveitar ao máximo o dia. Fizemos algumas colagens, mas já sabíamos que faltava catalisador para a resina de impermeabilização das peças de madeira e compensado. Infelizmente, o fornecedor não entregou na sexta como disse e nos preparamos para fazer poucas colagens e fazer muitos cortes de peças. Mas, como querer não é poder, a chuva que não foi muito intensa e nem tinha ventos. Provavelmente, foi a causa da falta de energia elétrica na Barra Grande. Desta maneira, perdemos o domingo sem energia. Não era possível fazer nada, nenhuma máquina estava disponível para o trabalho.

 Foto 1 - Fizemos a colagem das ripas da seção 1, da cama.
 Foto 2 - Colagem da ripa de sustentação do piso da caixa de âncora na seção 0.
 Foto 3 - Colagem das ripas da cama de proa na antepara A e dos vaus.
 Foto 4 - Colagem dos vaus da Antepara A.

 Foto 5 - Reforço do fuzil já colado.

Foto 6 - Reforço do fuzil já colado.

  Foto 7 - Reforço do fuzil já colado.


 Foto 8 - Reforço do fuzil já colado.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Anteparas C e D!

Entre os dias 23 e 24 de agosto trabalhamos com um clima maravilhoso de muito sol, depois de 2 meses de inverno com muito frio. O dia estava ideal para resinar as peças já cortadas e anteparas. Mas, o catalisador estava pouco e compraremos mais para terminar a impregnação. De qualquer maneira, trabalhamos muito e terminamos as seções da cama de proa, anteparas C e D. Precisamos fazer muitas peças e deixar em estoque. Para quando for impregnar tudo com epoxi, não faltar peças prontas. 



 Foto 1 - Antepara D, separa o paiol de popa, da cozinha e serve de suporte para entrada principal do cockpit.

Foto 2 - Anteparas C e D, vista da popa.

Foto 3 - Seções da cama de proa, resinadas e com os encaixes das ripas.

Foto 4 - Seção 0 resinada e com a porta do armário de proa.

Foto 5 - piso do banheiro com seção de suporte, para formar o porão da bomba de esgotamento.

Foto 6 - Trabalhadores do sindicato, os três veleiros tiveram andamento neste findi. Até o Haroldo apareceu! kkkkk


Foto 7 - Sindicato reunido para o jantar no fogão à lenha. Bela reunião com visitas raras de 2 veleiros paulistas!!! Capão Bonito e Cotia presentes em Paraty.
Abraços

terça-feira, 29 de julho de 2014

Proa avança rapidamente!

Estamos conseguindo um avanço rápido, com os serviços do Rogério. Pessoalmente, acho que a parceria vai muito bem obrigado. Estou com muitos problemas, até para ir lá dar apoio moral e pitacos. Conversamos muito por telefone, mas não é a mesma coisa. Esposa doente há 20 dias, a criançada em aulas, além da pós graduação quinzenal aos sábados. Estou mesmo com muita falta de tempo para tudo, mas exatamente por já saber disto antecipadamente fechamos este serviço. Alguém precisa fazer o Piá progredir.
 


 Foto 1: Estrutura da proa sendo preparada, nenhuma peça ou antepara foi colada. Adotamos esta prática para fazer o maior numero possível de peças sem fixação. Entendemos que reduziriamos o risco de erro, melhorias nos ajustes das peças e maior rapídez no serviço. Pois, quando começamos a utilizar a resina é melhor fazer muito serviço com ela, evita desperdício.

 Foto 2: Já dá para ver o estrado da cama no lugar!
 Foto 3: Antepara A bem maior que o necessário para cortar na inclinação correta na hora de fechar o convés. Deve ser a antepara mais dificil de fazer a curva do teto.

Foto 4: Não é que a cama ficou boa mesmo! Já dá até para ficar dormindo em serviço!!! kkkkkk
Abraços

domingo, 27 de julho de 2014

Anteparas de proa. Já parece um veleiro!

Rogério enviou novidades da obra. Com várias seções e anteparas já ajustadas ao casco. Vamos ver as fotos enviadas.
 Foto 1: Antepara A no lugar, com o topo ainda não cortado na curvatura para ajustar na hora que toda estrutura do convés estiver no lugar. Pois, a altura da cabine foi alterada em 10cm mais alta para dar mais conforto. Com apoio do projetista. 
 Foto 2: Seção 0 ajustada no local de colagem, com o vau de reforço já colado. Só falta cortar a abertura do armário, debaixo da caixa de âncora.

Foto 3: Vista da sala para o banheiro, pode-se observar o piso do banheiro e da sala, com as anteparas A e B. Antepara A, ainda sem abertura da porta do quarto.

 Foto 4: Vista popa-proa das anteparas A e B e seções da cama de proa.

 Foto 5: Vista da sala com as anteparas no lugar.

 Foto 6: Detalhe do piso do banheiro e as portas da sala e quarto de proa.


  Foto 7: Detalhe do bico de proa com o rebaixo da tábua de reforço do convés, e o eletroduto do para-raios dos estais de proa.

  Foto 8: Vista superior do quarto de proa, com detalhe do vau do convés e as seções da cama.

 Foto 9: Vista da caixa de âncora com a curvatura da Seção 0 e o corte da estrutura do convés. O piso da caixa de âncora já foi cortado.

  Foto 10: Local de trabalho no Sindicato Paraty, os compensados demoraram muito, mas chegaram e estão armazenados na horizontal para não empenar. Aja espaço para tudo e ainda faltam os picadeiros do Meu Príncipe e do Magati.

Estamos avançando com a obra como nunca o Piá viu! O ritmo está muito bom.
Só estou esperando o Veleiro Augenblick se mudar para Ubatuba, assim a consultoria vai ser mais frequente. Pelo menos para ajudar no churras, enquanto trabalho pesado. Só espero que o estagiário saiba servir a cerveja, bem gelada! kkk
Obrigado Rogério.
Abraços.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Proa e colagem de vaus.


O Rogério enviou mais algumas fotos dos ultimos serviços, laminação de tecido na roda de proa, terminou as peças da Antepara B inclusive com a colagem dos vaus e reforço do fusil. Deixou uma chapa de compensado cortado no piso para gente para de cair e torcer o tornozelo.


 Foto 1 - Roda de proa com uma camada de tecido 450gr/m2.

Foto 2 - Piso de chapa de compensado naval, falta impermeabilizar. Para maior segurança quando andamos no interior do casco.

Foto 3 - Vau da proa sobre a cama de casal. 

Foto 4 - Vaus colados da antepara B e reforço do fusil.

Foto 5 - Detalhe do reforço de fusil.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Antepara B, finalizamos os cortes e vaus.

Finalmente, a primeira e mais importante antepara está de pé!
Finalizamos todos os cortes, passagem da porta, vigas do mastro, ajuste ao casco, encaixe da sicorda. Fizemos os vaus de reforço dos dois lados.
Foto 1 - Esta é para minha amiga Fri e meu amigo Jadyr, que estão sempre publicando fotos minhas somente no período de descanso. Aqui estou cortando a curvatura do casario na antepara B.

Foto 2 - Coluna de suporte do mastro pronta para colagem, já foi aplainada e arredonda a quina com tupia. Só falta colar e passar verniz ou óleo de tunge, vamos testar para ver o que fica melhor.

Foto 3 - A viga do mastro no lado da sala vai passar o conduite dos fios do mastro, para não ficar exposto na sala e deixar o acabamento feio. Ainda vou trocar o conduite para um de maior durabilidade. Afinal, esta peça não será jamais trocada.

Foto 4 - Mais uma vista geral do conduite na viga de suporte do mastro.

 Foto 5 - A viga de suporte do mastro no lugar de colagem para teste, a antepara B já está quase pronta.
 Foto 6  - Antepara B no lugar de colagem, ficou excelente. Agora já parece um barquinho!

Foto 7 - Antepara B vista da proa, tá andando a obra!!


Foto 8 - Marcos testando a porta do banheiro, ficou com 1,8mx55cm, excelente tamanho. Até o Jadyr passa por ela!!! O Paulo nem vai abaixar a cabeça!!!

 Foto 9 - Rogério cortando a canaleta do conduite no suporte do mastro.

 Foto 10 - Mauro e Almir engenherando!!! Caramba quantas linhas!! O que é issooooo????
O Cabo Horn dá mais trabalho, mais vai ficar bonito! 1° dia de trabalho no projeto Magati!!!
Força Maurão!!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Marcações das Seções e Anteparas. Teste da Antepara B, do mastro.

Neste domingo, foi muito produtivo. Quebramos a cabeça para marcar todas as seções e anteparas. Após, a verificação do nivelamento do barco. Iniciamos a checagem da linha de centro, que não é fácil. Pois, com a curvatura da popa , gera muitas dúvidas sobre o meio exato. Qualquer centimetro de erro gera um ângulo de desvio da linha de centro. E por consequência as anteparas podem ficar desalinhadas.
Transferir a marcação das anteparas para a curvatura do casco não é moleza e também foi outro ponto de muito cuidado, com várias checagens. E rechecagens!!!!

Veja na foto acima, o Rogério marcando o alinhamento de uma seção, com uso de um sarrafo aparelhado e um esquadro.

Nesta foto, estamos testando o corte da antepara B, que fiz ainda em Curitiba. Esta é a principal estrutura do barco. Sobre a qual ficará o mastro, apoiado no convés. O corte é dificil, pois não temos mais o desenho tamanho 1:1. E todas as medidas foram retiradas do projeto com escalímetro e transferidas para uma folha 1:1, no chão de casa. Depois, foi cortado o molde e adaptado ao costado. Para isso, deixei 3 cm maior a curvatura do costado para ir cortando dentro do barco e testando. Deu traballho, mas ficou muito proximo da curva do costado. A segunda metade ficou ainda melhor, pois já tinha a ajuda do Rogério. E a experiência da primeira...
No próximo final de semana, terminaremos a porta, o formato do teto da cabine e os encaixes das ripas estruturais (esqueci o nome delas). E espero já colar no local definitivo!