sábado, 26 de janeiro de 2013

Hastilhas

24.01.2013, hoje terminei as 2 hastilhas que faltavam cortar do total de 8. Iniciei os furos para passagem da hidráulica e eletroduto, além dos furos de drenagem do fundo do casco. Isso, foi uma boa dica do Jadyr. Antes de colar fazer os furos, pois a distância entre as hastilhas não permite a entrada da furadeira. Além, do que é melhor trabalhar na mesa do que no piso do barco. Evitando também a sujeira dentro do casco. Cada serviço dentro do barco gera uma grande necessidade de limpeza, pois a colagem pode ficar muito prejudica com o pó. Por isso, prefiro subir e descer do casco dezenas de vezes e não fazer cortes e lixagens dentro do barco, se podem ser realizadas na mesa.
Não consegui manusear o rolo de tecido para cortar 2 tirar de 5,5x0,6m, para laminar a quilha estrutural. Na realidade ficou muito desajeitado movimentar o rolo sem deixar sujar no piso cheio de serragem. Vou recrutar meu filho que está de férias com alguns amigos! kkk
Amanhã buscarei a quilha que ficou no serviço de zincagem à fogo. Vamos ver o resultado!!!!
O peso final da quilha zincada ficou em 195kg, com o volume de 128L ainda poderemos colocar 500kg de chumbo (de contrapesos de rodas) e o restante do peso/volume será preenchido provavelmente por uma calda de graute com o chamado pó de prego (residuo de aço da fabricação de prego com densidade 4kg/L).
Foto das hastilhas prontas, faltando apenas os furos e lixagem.
 


25.01.2013, hoje fiz apenas meio período de trabalho. O calor estava atrapalhando bastante, utilizar os EPIs é fundamental mas com calor é muito desconfortável. A máscara e o óculos de segurança são os que mais atrapalham no calor. Mas, terminei de fazer os furos de drenagem das hastilhas. Lixei todas elas dos dois lados, estão prontas para impregnação de epoxi. Só faltam os furos de água e esgoto, respectivamente de 1/2" e 3/4". Esqueci de comprar a serra copo de 1/2". Deu mais trabalho que eu gostaria, pois a serra copo é menor que a espessura da hastilha. Tive que furar de um lado até onde alcançava a serra copo e continuar com uma broca para marcar o outro lado. Virei a peça e coloquei a serra copo novamente e encaixava no furo para guiar a serra copo e não desviar o furo. Ficou muito bom o resultado! Não compensa esperar para achar uma serra copo no tamanho ideal. Afinal, esta é apenas uma passagem de mangueiras. Mas, uma coisa ficou muito prática, o mandril com encaixe SDS (rápido). Trocava a broca pela serra copo em segundos, sem fazer força. Muito bom este mandril!
Busquei a quilha na galvanização, o resultado ficou excelente com 3 kg de zincagem na quilha que agora pesa 197kg. O preechimento dela com chumbo ficará para o final do ano, ou se o meu amigo Jadyr achar um fornecedor com bons preços em São Paulo compraremos juntos. Comprar em grupo é bem melhor e mais barato. Já fizemos isto com o inox dos guarda-mancebos e deu muito certo. Na semana que vem irei para Campinas terminar com meus amigos Paulo e Jadyr a ferragem.
Não fiz fotos da quilha já galvanizada por que a pessoa que fez o frete chegou atrasada e eu já havia saído do estaleiro. Fica para o proximo dia de trabalho.
Fiz uma verificação da abertura do casco e constatei que na seção 6 a boca está com 2,94m quando deveria estar com 3,10m. Coloquei uma viga de madeira para abrir mais a boca e deixar no local exato para apoiar a seção e colar. O mesmo vou fazer com as anteparas A e B, vou colocar a viga e apoiar a antepara para colagem delas. Isso facilita sua fixação. Também, farei fotos delas para demonstração.
Vamoquivamo!!!
 
Saudações

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

26 e 27/12/2012, voltamos do natal e trabalhei com o meu filho Victor na quilha estrutural. Fizemos uma grande lixagem desta peça e limpamos várias vezes o casco com aspirador de pó e pano umido. Lixei com a esmerilhadeira algumas hastilhas para ficarem mais próximas do formato do casco. Fiz o molde de encaixe das hastilhas com a quilha estrutural e cortei pelo menos 3 hastilhas. Deu muito trabalho, pois a madeira é muito dura para a serra tico-tico. Apesar da inclinação que ficou no corte não houve quebra da serrinha. E depois, arrumei a inclinação com a esmerilhadeira. Fico devendo fotos, mas saimos atrasados e com muita chuva. O calor estava em torno de 35°C.
Dia 24.01.13 irei para o estaleiro à tarde e no dia 25.01 irei pegar a quilha que foi para zincagem. No dia 31.01.13 irei para Campinas terminar com o Paulo Abreu e Jadyr as ferragens de inox do convés, guarda-mancebos e pulpitos de proa e popa.

sábado, 15 de dezembro de 2012

15.12.2012, hoje eu fiz a quilha estrutural, com 2 ripas de 6,5m com 5x2,5cm. Coloquei cerca de 10 lajotas de concreto sobre ela, para fazer a curvatura. No local da quilha eu aparafusei na peça de compensado que fiz para tapar o fosso da quilha. Foi um esforço danado colocar tantas lajotas no casco, principalmente para subir as escadas. A ultima ripa da trincaniz foi colocada mas quebrou na hora de apertar. Fazer a impregnação nas ripas antes da colagem resulta numa condição de menor flexibilidade da madeira. Ficando assim mais fácil sua ruptura. De tal maneira, que não voltarei a repetir este erro. Primeiro colar depois resinar para impregnação.
Fiz também os furos nas trincanizes para passar os parafuso de 100x6mm.
Vejam as fotos da quilha estrutural.


domingo, 9 de dezembro de 2012

08.12.2012, hoje fui cedo para o estaleiro "Vargem Grande" e trabalhei colando mais uma ripa da trincaniz. Na segunda camada próxima à popa e a boreste, falta agora somente a segunda ripa de bombordo e a trincaniz ficará com todas as ripas. Faltará então a lixagem final e colagem dos parafusos.
Depois, fiz uma lixagem em toda parte interior do casco com a esmerilhadeira da popa até a proa pela superficie que será ocupada pela quilha estrutural, hastilhas e roda de proa. Com a lixagem a superficie já está preparada para colagem das peças. Faltando apenas a limpeza!!
Devolvi os sargentos do Jorge Dias na sexta (07.12), depois de algumas semanas de atraso por causa do mês perdido pela cirurgia de apêndice.
Obrigado Jorge e desculpe pelo atraso!!
Tentei fazer a roda de proa colando a primeira ripa na fibra, mas não foi possívels forçar a curvatura e aparafusar a ripa. Ela escorregava muito e não entrou o parafuso. No final, a ripa quebrou e não ficava no local nem com o peso de lajotas de concreto.
Como é um reforço opcional, juntamente com a quilha estrutural, estou pensando seriamente em não fazê-los mais. Perderei muito tempo, trabalho e dindin para fazer estes reforços e já estou achando que o ganho real em segurança não será tão vantajoso assim. Afinal, o casco já está com uma espessura maior que o projeto e apresenta uma boa robustez.
De tal maneira, que no próximo final de semana darei o acabamento nas hastilhas e começarei a colagem delas.
Neste final de semana entre os dias 06 e 08 de dezembro reuniram-se em Campinas-SP os amigos Jadyr, seu cunhado, filho Patrick e o Paulo. O grupo se reuniu para começar a construção dos pulpitos de proa, popa, bimini e guarda-mancebos para 3 barcos, o Bonitaço (tiki 26), Augenblick e Piá, os 2 samoas 29. Compramos os tubos de aço inox 316 novos numa empresa de sucata, o material foi descarte de resto de obra das usinas de alcool da região de Piracicaba. Um achado do Paulo!!!
Vejam algumas fotos do trabalho deles.
 Foto 1 - Base dos guarda mancebos, após acabamento das rebarbas. Assim, vamos evitar cantos vivos e ferimentos nos pés.
 Foto 2 - Primeira base do guarda mancebo já soldada. Ainda falta o acabamento, como o polimento.
Foto 3 - Primeiro guarda mancebo terminado, pelo menos a "calderaria". Falta lixar e poliar para adquirir o brilho típico do inox.
Eles ainda fizeram o corte e dobradura de todos os tubos, restando a furação das bases e os encaixes e as soldas. Além, do acabamento!!
Assim, temos um kit de bimini, pulpitos de proa e popa e guarda mancebos que serve para todos os samoas e MC na faixa dos 30 pés, mais ou menos.
Pena que não pude ir!!!
Esta turma trabalhou duro e o resultado foi espetacular!!!! Parabéns amigos!!
Isso, sim é trabalho em equipe!
Abraços

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Amigos,
No sábado dia 11/11/12, passei mal e não fui trabalhar no Piá. Fiquei inconformado, mas as dores no estômago erão grandes. Impossível trabalhar assim. Bem, no hospital deram medicação e fizeram exames simples como Ecografia. No domingo, continuava ruim porém com  menos dor. Já cedo fui para outro hospital e foi diagnosticado apendicite no final da tarde.
Com isso, serão 2 semanas sem trabalhar nele. Pelo menos diretamente!! Pois, como já estavamos organizando uma compra de inox e fibra de vidro. Me concentrei nestes assuntos.
Hoje fechei com o Paulo a compra dos tubos de inox 3/4" e chapas de 4 e 6mm de espessura para os fusis (total de 6 pares, chapa e contra-chapa). O eixo do leme infelizmente é mais raro de achar em sucateiro. Ainda demos tanta sorte que os tubos são novos e descartados para sucata. Que maravilha vou ficar com o suficiente para fazer bimini, pulpito de proa e popa com banquinhos e uma plataforma de  popa, foi uma boa aquisição por menos de R$400,00. Falta só a mão de obra e mão na massa!
Previsão de receber meu amigo Paulo aqui na segunda que vem para uma inspeção no Piá. E receber os rolos de tecidos e cadarços de fibra de vidro.
Abraços

domingo, 4 de novembro de 2012

Hoje corri ao estaleiro para fazer uma ripa de 6m da segunda camada, mas as trincanizes ainda estão incompletas. Colei e fixei com os sargentos. Não fiz fotos, vou enviar fotos ao final de todas as trincanizes. Que espero seja no próximo final de semana.
Coloquei os parafusos da trincaniz de popa com a sobra da resina de colagem. Agora só faltam os cento e poucos parafusos das trincanizes dos bordos.
Preciso planejar novas etapas, alguns materiais ainda não comprei. Para terminar as hastilhas preciso de tecido e talvez uma plaina elétrica. Entre outros materiais e ferrametnas.