segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Todas as Anteparas coladas!!!

Ontem dia 20.10.2014, o Rogério me enviou as fotos das colagens das anteparas que fizemos em Paraty. Como fui viajar ele ficou para colar tudo no casco, conforme a gente tinha combinado.

Foto 1 - Anteparas com as camadas de resina para impregnação, catalizando.


Foto 2 - Antepara C com resina de impregnação.

Foto 3 - Antepara A com as ripas da cama de proa colada na mesa.

Foto 4 - Base da cama de proa colada com a ripa central.

Foto 5 - Nova vista da cama.

Foto 6 - Antepara D, com as ripas da estrutura do cockpit e os vaus laterais colados.

Foto 7 - Antepara A em processo de colagem no casco e o vau da seção 2.

Foto 8 - Antepara A colada ao casco.

Foto 9 - Antepara C resinada e com os vaus colados na mesa.

Foto 10 - Antepara B colada no casco, reforço do estai de bordo.

Foto 11 - Passagem do conduíte de para raio de proa pela antepara B, até a quilha.

Foto 12 - Vista "aérea" das anteparas  alinhadas para colagem.

Foto 13 - Com a dica do Jadyr (Vel. Augenblick), fiz o conduíte para os fios do mastro embutidos na viga de suporte do mastro.

Foto 14 - Antepara C e D coladas, já dá para ver a seção da cama de popa.

Foto 15 - Caixa de âncora, faltando apenas colagem da tampa de fundo.

Foto 16 - Vau da antepara D, já colado no casco. Local da cama de popa.
Mais uma entrega importante do projeto, as anteparas todas coladas. Já cumpri minha meta do ano!!
Para o próximo semestre espero terminar os armários e estrutura do convés.
Até o fim do ano vamos ver o que consigo fazer da estrutura do convés e cockpit.
Próxima atualização, deve ser em 15 dias.
Abraços

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cama de Proa e caixa de Âncora.

Este final de semana rendeu!!!!
Estou muito cansado e com muito sono. Até a garganta dói!! E não é de gripe, mas de ficar deitando e levantando sobre o casco para colar os parafusos das hastilhas. Ficou perfeito, todos os parafusos ficaram embutidos no casco. Bem, faltou colar apenas 3 parafusos. Afinal, não posso perder o horário para não atrasar no aniversário da filhota!!! Eu morreria se isso acontecesse!!!


Foto 1 - Linha d'água marcada à mão! kkk Foi com um laser chinês de baixo custo. Vamos ver se o pessoal do Augenblick aprova esta linha.


 Foto 2 - Linha do piso da plataforma de popa.


Foto 3 - Antepara 0 coloda ao casco primeira peça colada. Fora a trincaniz e hastilha!!kkkk


Foto 4 - Base da cama de proa colada.


Foto 5 - Bases de cedro para a plataforma de popa ficar bem colada ao casco.


Foto 6 - Reforço das porta do quarto de proa e da sala para o banheiro. Foram impermeabilizadas por dentro e serão envernizadas por fora.



Foto 7 - fundo da caixa de âncora, com laminação de tecido 450gr/m2 de reforço.


Foto 8 - Parafusos das hastilhas foram colados com epoxi.


Foto 9 - Batoque de madeira para tampar os furos do fundo do casco que vieram da sua construção. Acredito que foi marcado erroneamente, pois no desenho possuem mais furos em disposições diferentes.


Foto 10 - Piso do banheiro na 3a demão de epóxi. Já que vai ficar no local mais úmido do barco, fiz mais uma demão.

Foto 11 - Porta do quarto de proa e da sala com uma demão bem dada de epoxi.


Foto   12 - Porta da sala com uma demão de epoxi.



Foto 13 - Vaus do cockpit já estão prontos para os dois bordos, deu trabalho abrir uma viga de cedro até chegar nestas peças. Foram usado serra circular, tupia e desengrosso todos de mesa.

domingo, 21 de setembro de 2014

Detalhes das Anteparas e reforços dos Fuzis.


Eu e o Rogério fomos na sexta-feira à noite para acordar cedo no sábado e aproveitar ao máximo o dia. Fizemos algumas colagens, mas já sabíamos que faltava catalisador para a resina de impermeabilização das peças de madeira e compensado. Infelizmente, o fornecedor não entregou na sexta como disse e nos preparamos para fazer poucas colagens e fazer muitos cortes de peças. Mas, como querer não é poder, a chuva que não foi muito intensa e nem tinha ventos. Provavelmente, foi a causa da falta de energia elétrica na Barra Grande. Desta maneira, perdemos o domingo sem energia. Não era possível fazer nada, nenhuma máquina estava disponível para o trabalho.

 Foto 1 - Fizemos a colagem das ripas da seção 1, da cama.
 Foto 2 - Colagem da ripa de sustentação do piso da caixa de âncora na seção 0.
 Foto 3 - Colagem das ripas da cama de proa na antepara A e dos vaus.
 Foto 4 - Colagem dos vaus da Antepara A.

 Foto 5 - Reforço do fuzil já colado.

Foto 6 - Reforço do fuzil já colado.

  Foto 7 - Reforço do fuzil já colado.


 Foto 8 - Reforço do fuzil já colado.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Anteparas C e D!

Entre os dias 23 e 24 de agosto trabalhamos com um clima maravilhoso de muito sol, depois de 2 meses de inverno com muito frio. O dia estava ideal para resinar as peças já cortadas e anteparas. Mas, o catalisador estava pouco e compraremos mais para terminar a impregnação. De qualquer maneira, trabalhamos muito e terminamos as seções da cama de proa, anteparas C e D. Precisamos fazer muitas peças e deixar em estoque. Para quando for impregnar tudo com epoxi, não faltar peças prontas. 



 Foto 1 - Antepara D, separa o paiol de popa, da cozinha e serve de suporte para entrada principal do cockpit.

Foto 2 - Anteparas C e D, vista da popa.

Foto 3 - Seções da cama de proa, resinadas e com os encaixes das ripas.

Foto 4 - Seção 0 resinada e com a porta do armário de proa.

Foto 5 - piso do banheiro com seção de suporte, para formar o porão da bomba de esgotamento.

Foto 6 - Trabalhadores do sindicato, os três veleiros tiveram andamento neste findi. Até o Haroldo apareceu! kkkkk


Foto 7 - Sindicato reunido para o jantar no fogão à lenha. Bela reunião com visitas raras de 2 veleiros paulistas!!! Capão Bonito e Cotia presentes em Paraty.
Abraços

terça-feira, 29 de julho de 2014

Proa avança rapidamente!

Estamos conseguindo um avanço rápido, com os serviços do Rogério. Pessoalmente, acho que a parceria vai muito bem obrigado. Estou com muitos problemas, até para ir lá dar apoio moral e pitacos. Conversamos muito por telefone, mas não é a mesma coisa. Esposa doente há 20 dias, a criançada em aulas, além da pós graduação quinzenal aos sábados. Estou mesmo com muita falta de tempo para tudo, mas exatamente por já saber disto antecipadamente fechamos este serviço. Alguém precisa fazer o Piá progredir.
 


 Foto 1: Estrutura da proa sendo preparada, nenhuma peça ou antepara foi colada. Adotamos esta prática para fazer o maior numero possível de peças sem fixação. Entendemos que reduziriamos o risco de erro, melhorias nos ajustes das peças e maior rapídez no serviço. Pois, quando começamos a utilizar a resina é melhor fazer muito serviço com ela, evita desperdício.

 Foto 2: Já dá para ver o estrado da cama no lugar!
 Foto 3: Antepara A bem maior que o necessário para cortar na inclinação correta na hora de fechar o convés. Deve ser a antepara mais dificil de fazer a curva do teto.

Foto 4: Não é que a cama ficou boa mesmo! Já dá até para ficar dormindo em serviço!!! kkkkkk
Abraços

domingo, 27 de julho de 2014

Anteparas de proa. Já parece um veleiro!

Rogério enviou novidades da obra. Com várias seções e anteparas já ajustadas ao casco. Vamos ver as fotos enviadas.
 Foto 1: Antepara A no lugar, com o topo ainda não cortado na curvatura para ajustar na hora que toda estrutura do convés estiver no lugar. Pois, a altura da cabine foi alterada em 10cm mais alta para dar mais conforto. Com apoio do projetista. 
 Foto 2: Seção 0 ajustada no local de colagem, com o vau de reforço já colado. Só falta cortar a abertura do armário, debaixo da caixa de âncora.

Foto 3: Vista da sala para o banheiro, pode-se observar o piso do banheiro e da sala, com as anteparas A e B. Antepara A, ainda sem abertura da porta do quarto.

 Foto 4: Vista popa-proa das anteparas A e B e seções da cama de proa.

 Foto 5: Vista da sala com as anteparas no lugar.

 Foto 6: Detalhe do piso do banheiro e as portas da sala e quarto de proa.


  Foto 7: Detalhe do bico de proa com o rebaixo da tábua de reforço do convés, e o eletroduto do para-raios dos estais de proa.

  Foto 8: Vista superior do quarto de proa, com detalhe do vau do convés e as seções da cama.

 Foto 9: Vista da caixa de âncora com a curvatura da Seção 0 e o corte da estrutura do convés. O piso da caixa de âncora já foi cortado.

  Foto 10: Local de trabalho no Sindicato Paraty, os compensados demoraram muito, mas chegaram e estão armazenados na horizontal para não empenar. Aja espaço para tudo e ainda faltam os picadeiros do Meu Príncipe e do Magati.

Estamos avançando com a obra como nunca o Piá viu! O ritmo está muito bom.
Só estou esperando o Veleiro Augenblick se mudar para Ubatuba, assim a consultoria vai ser mais frequente. Pelo menos para ajudar no churras, enquanto trabalho pesado. Só espero que o estagiário saiba servir a cerveja, bem gelada! kkk
Obrigado Rogério.
Abraços.