segunda-feira, 16 de junho de 2014

Antepara B, finalizamos os cortes e vaus.

Finalmente, a primeira e mais importante antepara está de pé!
Finalizamos todos os cortes, passagem da porta, vigas do mastro, ajuste ao casco, encaixe da sicorda. Fizemos os vaus de reforço dos dois lados.
Foto 1 - Esta é para minha amiga Fri e meu amigo Jadyr, que estão sempre publicando fotos minhas somente no período de descanso. Aqui estou cortando a curvatura do casario na antepara B.

Foto 2 - Coluna de suporte do mastro pronta para colagem, já foi aplainada e arredonda a quina com tupia. Só falta colar e passar verniz ou óleo de tunge, vamos testar para ver o que fica melhor.

Foto 3 - A viga do mastro no lado da sala vai passar o conduite dos fios do mastro, para não ficar exposto na sala e deixar o acabamento feio. Ainda vou trocar o conduite para um de maior durabilidade. Afinal, esta peça não será jamais trocada.

Foto 4 - Mais uma vista geral do conduite na viga de suporte do mastro.

 Foto 5 - A viga de suporte do mastro no lugar de colagem para teste, a antepara B já está quase pronta.
 Foto 6  - Antepara B no lugar de colagem, ficou excelente. Agora já parece um barquinho!

Foto 7 - Antepara B vista da proa, tá andando a obra!!


Foto 8 - Marcos testando a porta do banheiro, ficou com 1,8mx55cm, excelente tamanho. Até o Jadyr passa por ela!!! O Paulo nem vai abaixar a cabeça!!!

 Foto 9 - Rogério cortando a canaleta do conduite no suporte do mastro.

 Foto 10 - Mauro e Almir engenherando!!! Caramba quantas linhas!! O que é issooooo????
O Cabo Horn dá mais trabalho, mais vai ficar bonito! 1° dia de trabalho no projeto Magati!!!
Força Maurão!!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Marcações das Seções e Anteparas. Teste da Antepara B, do mastro.

Neste domingo, foi muito produtivo. Quebramos a cabeça para marcar todas as seções e anteparas. Após, a verificação do nivelamento do barco. Iniciamos a checagem da linha de centro, que não é fácil. Pois, com a curvatura da popa , gera muitas dúvidas sobre o meio exato. Qualquer centimetro de erro gera um ângulo de desvio da linha de centro. E por consequência as anteparas podem ficar desalinhadas.
Transferir a marcação das anteparas para a curvatura do casco não é moleza e também foi outro ponto de muito cuidado, com várias checagens. E rechecagens!!!!

Veja na foto acima, o Rogério marcando o alinhamento de uma seção, com uso de um sarrafo aparelhado e um esquadro.

Nesta foto, estamos testando o corte da antepara B, que fiz ainda em Curitiba. Esta é a principal estrutura do barco. Sobre a qual ficará o mastro, apoiado no convés. O corte é dificil, pois não temos mais o desenho tamanho 1:1. E todas as medidas foram retiradas do projeto com escalímetro e transferidas para uma folha 1:1, no chão de casa. Depois, foi cortado o molde e adaptado ao costado. Para isso, deixei 3 cm maior a curvatura do costado para ir cortando dentro do barco e testando. Deu traballho, mas ficou muito proximo da curva do costado. A segunda metade ficou ainda melhor, pois já tinha a ajuda do Rogério. E a experiência da primeira...
No próximo final de semana, terminaremos a porta, o formato do teto da cabine e os encaixes das ripas estruturais (esqueci o nome delas). E espero já colar no local definitivo!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Arrumação geral e colocação do Piá no lugar da obra.


O primeiro serviço foi retirar os 1.050kg de chumbo, debaixo do casco. Para isso, contratamos o serviço especializado de uma mula sem cabeça. Como se vê na foto 1.




 
 Foto 1 - Mula transportando o chumbo ladeira acima.


Foto 2 - Nó de marinheiro que um dos membros do sindicato fez, para segurar a carreta de encalhe na camionete. Segundo, meu amigo autor do nó, que é melhor não ser identificado. Este nó foi desenvolvido por século na marinharia. Até chegar neste formato ultra seguro! 
Em decorrência da boa vontade e do perfil da pessoa, achei melhor não contrariar! kkkkk


 Foto 3 - O nó aguentou, o carro aguentou, meu coração aguentou... e subimos a ladeira!


 Foto 4 - Os mestres!! Um está disfarçando pra fugir do serviço e o outro está no comando! Ainda põe uniforme pra sair bonito na foto. 

Foto 5 - Depois até que ele rendeu um pouquinho! kkkk
Não parece, mas ele está nivelando o terreno com esta moderna motoniveladora. Outro serviço muito especializado, com mão de obra ultra qualificada.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sede do Sindicato Paraty está na reta final!


Finalmente, terminamos a parte civil do galpão. Ou seja, só falta a elétrica e arrumar a bagunça de obra que sempre fica para trás. Agora, já posso trabalhar, faça sol ou chuva! 
Ainda temos que terminar de nivelar o terreno e organizar o layout, para construir 2 cabo horns 35' e 1 samoa 29'. Teremos que colocar uma serra circular de mesa, 3 mesas do tamanho de uma folha de compensado. Local para guardar os compensados dos 3 barcos, mais as tábuas de cedro, cerca de 6m3.


Aqui, o Piá já está posicionado no seu local de trabalho, foi nivelado e quase todo seu material está espalhado ao seu redor. Depois, que o Rogério e eu terminamos o armário debaixo da mesa, ficou melhor arrumado o ambiente. Empilhamos os compensados sobre um cavalete.  Quilha e chumbo ficaram no chão, sob madeiras na frente da proa. Espero não ter que mover estes 1.050kg de chumbo tão cedo.
 

Nesta foto, Mauro e Almir disfarçando para não trabalhar!!!! kkkk 
Sempre precisamos de um minutinho para refletir e ver se o trabalho está indo bem.
Dessa vez, passa...



Depois, o Mauro se redimiu e pôs a mão na massa!!!
Nivelou o terreno onde ficará a futura serra circular, para abrir as tábuas de cedro.
Parece fácil, mas o arado é dureza!! Tudo pelo Magati.

Plataforma de Popa

Hoje meu amigo Jadyr enviou as fotos das plataformas de popa do Piá e do Augenblick, que estão sendo preparada em São Paulo.

 Nesta foto podemos observar a plataforma já soldada e faltando acabamento e a barra de sustentação.
 Aqui as plataformas já estão prontas na garagem do Augenblick.
 Com a gentileza de Jadyr as ripas de Ipê já foram cortadas para plataforma do Piá.
 A escada na posição abaixada, para mostrar os pontos de fixação da mesma.
Jadyr testando seu brinquedinho novo na popa do Augenblick! Ficou GG, joinha joinha!!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Chegada do Piá em Paraty!

Bem, foi meio conturbada! Afinal planejamento pra que??
Tudo combinado com a transportadora, sairia dia 13/12/2013 (sexta) para chegar no sábado. Assim, eu poderia acompanhar o desembarque em Paraty. Mas, provavelmente o caminhão estava ocioso e o transportador descidiu unilateralmente ir buscar na semana passada. E pronto, eu estava incomunicável no interior de Minas Gerais e o caminhão esperando em Pinhais-PR para embarcar.
Por sorte, meu amigão Gilberto agilizou tudo sem conseguir falar comigo. Coitado, deve ter sido estressante. Procurar ajudante e organizar tudo sem planejamento. Mas, no final não houve avaria, nem acidentes. Só preocupações pelas noticias truncadas.
Neste ultimo final de semana, dias 14 e 15 de dezembro nos reunimos em Paraty-RJ, bairro Barra Grande, na casa do Mauro para fundar o Sindicato Paraty.
Sindicato Paraty - Um grupo de amigos que adora o mar, a vela e a construção amadora. São 4 veleiros que estão em estágios diferentes de construção e que já se reunem faz alguns anos para tocar as obras.
Agora, estamos arrumando uma sede fisica para tocar 2 barcos, 1 samoa 29 e 1 cabo horn 35, ambas em estágios mais iniciais da obra. O Samoa veleiro Piá está com o casco pronto para colar as anteparas, já cortadas. E o Cabo horn espera o galpão subir para começar o picadeiro. Os outros 2 barcos já quase prontos devem ir no começo de 2014 para água e também ficaram por perto. São inseparáveis!! Ficarão todos na Ilha Grande, futuro lar dos demais.
Infelizmente, por problemas técnicos as fotos deste fim de semana viajaram junto com a Fri (fotógrafa oficial) para Cotia. Mas, uma hora elas voltam!! kkk
O trabalho em si, foi organizar um telhado provisório de lona nova e eucalipto autoclavado, guardar todas as madeiras, resinas, quilha, mastro e outras coisas. Parece pouco, mas nos acabamos com o cansaço e o calor. Fora a umidade (95%)!!
Em janeiro de 2014 iniciaremos nosso galpão e em fevereiro esperamos já ter uma inauguração, com outro churras!!!
O Almir dono do terreno e da marcenaria que trabalha, com a sua familia no negócio. Será nosso parceiro e prestará alguns serviços especializados de marcenaria e construção. Além, de facilitar o uso de máquinas de bancadas e compra de materiais.
E assim, seguiremos em 2014!!
Feliz natal e ano novo!
bons ventos!!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Retorno às atividades, notícias e novidades!!!

Vou iniciar os comentários de hoje com um pedido de desculpas aos leitores e pessoas que acompanham esta façanha. Fiquei alguns meses sem postar nenhuma notícia, apesar de ter andamento em algumas tarefas do Piá. Confesso que fiquei sem ânimo de escrever, pois o principal serviço que no estágio atual da obra é marcenaria, eu não pudi fazer. Pois, para quem não sabe, em maio iniciei um processo de transferência para o Rio de Janeiro e não pude mais trabalhar no Piá. Como foi um processo meio conturbado, pois a família ainda não veio, nem o Piá. Fiquei realmente num desanimo grande o suficiente para não querer atualizar o blog.
Agora no fim do ano já começa a ter uma luz no fim do tunel. O Piá e todo o material deve ser transportado em até 10 dias de Pinhais-PR para Paraty-RJ. Em Paraty estamos fundando o que batizamos de Sindicato Paraty, em alusão ao famoso Sindicato Ajuricaba do Clube São Cristóvão.
Eu, meu novo amigo Mauro e o Almir estamos montando um galpão de 150m2 e um quartinho de ferramentas e materiais para trabalhar no Piá e no Magati (cabo horn 35 do Mauro). O Almir é marceneiro profissional e já possui um negócio próprio no local. Nós iremos montar um galpão e trabalhar com ele estas duas construções.
Será um grande aprendizado e uma formação de um grupo realmente focado neste objetivo. Agora, as esperanças são grandes de que as obras irão prosperar rapidamente.
Nestes meses que não atualizei fiz algumas atividades de longe para dar algum tipo de andamento neste sonho. Comprei alguns materiais, como chumbo da quilha, tanque de diesel, iluminação, cunhos, ancora, algumas ferragem, algumas peças da hidráulica e até uma catraca harken 16 self taling, entre outras miudezas.
Abaixo posto uma foto do local onde estamos construindo o galpão de 150m2 em Paraty.
 Foto 1 - Aterro completado para o local do galpão, falta espalhar com uma pá carregadeira. Mas, as chuvas de Paraty não param!! Afinal, são mais de 3.000mm por ano na serra do mar. O local agora está com muita lama. Faremos uma estrutura provisória de madeira com lona para o Piá não ficar na chuva até o galpão terminar.
 Foto 2 - Amostras das vigas do telhado do galpão.
Foto 3 - Primeiro teste com as fresas novas do Mauro para fazer os strips do Magati, ficaram perfeitas. Aprovado, agora é só fazer o picadeiro e anteparas. Depois começar com os stips para não empenar.
 
Neste tempo de espera ainda fiz duas viagens para São Paulo para ajudar nossos amigos Jadyr e Elfride, juntamente com o Paulo Abreu nosso soldador e fazedor de mate. O veleiro irmão gêmeos do Piá o Augenblick está nas vias de fato para ir à água. Aguardamos ansiosos este evento previsto para o verão de 2014!!
Assim, como estamos aguardando o enrolado do Paulo Abreu terminar o Bonitasso (tiki 26), também neste verão. Com estes dois veleiros prontos, já teremos 50% da flotilha do Sindicato Paraty nas águas da região. Assim, teremos em 2014: 1 samoa 29 (Piá) e 1 cabo horn 35 (Magati) em construção e 1 samoa 29 (Augenblick) e 1 tiki 26 (Bonitasso) nas águas de Angra dos Reis e Paraty.
E assim, estamos fundando um associação de amigos apaixonados por construção amadora de veleiros e vela de cruzeiro.
Para 2014, pretendemos melhorar nossa divulgação conjunta das atividades dos quatro veleiros.
Sejam todos bem vindos ao novo sindicato Paraty!!
Esperamos incentivar os novatos e curiosos e ajudar a quem quiser ser ajudado!!!