quarta-feira, 31 de outubro de 2012

30/10/2012
 
Amigos,
Hoje me acabei!!!!
Fez um calor de 35°C!
Mesmo o barracão sendo fechado por apenas 2 paredes laterais foi infernal. Com os EPIs então, suei muito o dia todo.  Bebi 4 L de água do galão! Por aí já dá para ter uma idéia do suador.
Mas, foi muito legal a resina cura muito rápido. Só que eu não tiro os sargentos antes de 48h, no caso de hoje só vou tirar no sábado.
Bem, ao chegar no estaleiro fiz uma limpeza geral. Já estava com muito pó no interior do casco e o ambiente estava sujo mesmo.
Depois, começei pelas trincanizes de bombordo. Já terminei todas as trincanizes na 1° camada. Salvo, na popa que já fiz as duas trincanizes. Não sei se sou otimista demais, mas estou caprichando muito e refazendo se não fica perfeito. Estou achando o aprendizado muito rápido e a criatividade aparece a toda hora.
Ainda não colei as ripas da quilha estrutural, pois quero terminar as trincanizes para prender nelas uma série de vigas que irão pressionar as ripas da quilha estrutural. Farei na popa alguns furos no casco para tracionar as ripas, sobre tudo na seção do eixo do leme e 1 m à proa. Na junção da roda de proa com a quilha estrutural tb vou passar parafusos, talvez 2.
Colar mais 2 peças da trincanizes foi rápido, gastei apenas 1h do dia.
Bem, para não perder tempo inaugurei a regua flexivel e fiz os moldes das hastilhas em papelão. Não me contentei e fiz logo as 6 hastilhas com a madeira maciça.
 
Como eu construi as hastilhas?
Peguei a régua flexivel e pra falar a verdade não gostei muito. Talvez, por ser a primeira vez! O que mais gostei mesmo, foi fazer o molde em papelão, com as hastilhas antigas. Depois, coloquei no lugar e passei uma caneta piloto. E cortei novamente a curvatura no papelão. Claro, que previamente deixei uma folga na altura.
O resultado nunca é anatômico, a folga maior ficou em 4 mm numa parte de uma hastilha. Mas, ainda tenho que fazer uma ajuste fino quando a quilha estrutural ficar pronta. Afinal, eu nivelei e medi tudo várias vezes. No entanto, com a quilha estrutural já finalizada, eu terei que fazer mais uma corte em cada uma e assim eu faço o ajuste final de altura e inclinação. O corte fiz na serra circular de mão, o resultado foi muito bom. Pra falar a verdade foi melhor que utilizar a tico-tico. O ajuste fino farei com a esmerilhadeira. De resto ficou muito bom!! Esqueci a máquina de retrato! Bem, na sexta feira devo ir novamente e faço as fotos das trincanizes e hastilhas.
Cortando as hastilhas consegui guardar 2 potes de 2L de sorvete com o pó da madeira. Que pretendo utilizar nos filetes as anteparas e seções.

Nenhum comentário: