terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gaiuta do casario!


Hoje esto feliz, pois chegou a primeira gaiuta do Piá, foi uma compra importante por vários motivos. Estou fazendo a estrutura do casario, onde ela será colocada. E sem, ela fica difícil terminar a estrutura, pois cada modelo tem um tamanho específico. O que impossibilita colar os vaus do teto sem ter comprado a gaiuta. Por este, motivo continuarei procurando pela gaiuta do camarote de proa. Outro motivo importante é que saiu muito mais barato do que eu estava encontrando em vários sites de vendas, inclusive do exterior.



 Foto 1 - Gaiuta Lewmar 41x41cm para extensão do corte no casario.





segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estruturas das camas e vaus do convés.

Neste fim de semana, trabalhei muito. Apesar de ter chegado no sábado, depois do almoço. Consegui cumprir meu planejamento e ainda fiz um pouco mais do que esperava. Para isso, tive que ficar no sábado até às 20h e no domingo até as 18h.
Tinha planejado fazer os 8 vaus do convés que ficam no costado do casario, a estrutura de 8x2,5cm do teto do casario e abrir as 8 ripas da Sicorda. Aliás, estas ripas deram muito trabalho. Primeiro, por que a viga de cedro que estava mais reta e tinha as dimensões para todas as ripas estava mais abaixo na pilha de madeira. Depois, abrir uma viga com uma serra menor que a espessura dá muito trabalho. Mas, valeu a pena! As ripas ficaram lisas e retinhas, afinal ficarão à vista.
Ah, já ia esquecendo, que fiz todas as seções das camas da sala. Mas, ainda precisam de acabamento e ajuste no local de colagem. Ou seja, fiz um corte 2 ou 3 cm maior que o projeto para ajustar depois dentro do barco. Abri as 2 ripas transversais ao casco, que sustentam o espelho do casario no cockpit. Resumindo, trabalhei só com estruturas. A idéia é fazer o máximo de estrutura e deixar no lugar definitivo com fita crepe ou parafuso. Para então numa segunda etapa, marcar todas as posições e fazer a lixagem da pintura e depois da colagem. Ou na ordem contrária, ainda não decidi o que fica melhor. Pois, a cola pode sujar a tinta.

 Foto 1 - Estrutura da mesa de navegação, já cortei as duas chapas de compensado da mesa de navegação. Vou estudar a machetaria para fazer um bom acabamento, na mesa. Se ficar bom, faço também na mesa da sala.

 Foto 2 - Ripa da Sicorda e estrutura do teto do casario, testando no lugar definitivo.

  Foto 3 - Vista das 2 estruturas do teto, e estruturas dos armários da cozinha e sala.

  Foto 4 - Vista da Antepara D, com estrutura do cockpit e cama de popa.

  Foto5 - Vista das camas de bombordo.

  Foto 6 - Agora as as 3 camas da sala, ainda na fita crepe. Pois, os ajustes sempre são necessários. As medidas do projeto não saem exatamente iguais.

  Foto 7 - Cama de boreste nivelada.

  Foto8 - Seções das camas da sala, com corte maiores para ajustar no local.

 Foto 9 - Continuação das seções das camas.

  Foto 10 - Vaus do convés que ficam apoiados no costado. Sem o uso do desengrosso não seria possível fazer estas peças. Para quem acha que, se faz barco só com ferramentas manuais, isso é lenda! As ferramentas de bancadas são fundamentais para a qualidade das peças e o tempo gasto na atividade.

 Foto 11 - Vau da antepara C, que estava colado no compensado para fazer o sanduiche e ir para seu lugar.

Abraços e Bons ventos!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Todas as Anteparas coladas!!!

Ontem dia 20.10.2014, o Rogério me enviou as fotos das colagens das anteparas que fizemos em Paraty. Como fui viajar ele ficou para colar tudo no casco, conforme a gente tinha combinado.

Foto 1 - Anteparas com as camadas de resina para impregnação, catalizando.


Foto 2 - Antepara C com resina de impregnação.

Foto 3 - Antepara A com as ripas da cama de proa colada na mesa.

Foto 4 - Base da cama de proa colada com a ripa central.

Foto 5 - Nova vista da cama.

Foto 6 - Antepara D, com as ripas da estrutura do cockpit e os vaus laterais colados.

Foto 7 - Antepara A em processo de colagem no casco e o vau da seção 2.

Foto 8 - Antepara A colada ao casco.

Foto 9 - Antepara C resinada e com os vaus colados na mesa.

Foto 10 - Antepara B colada no casco, reforço do estai de bordo.

Foto 11 - Passagem do conduíte de para raio de proa pela antepara B, até a quilha.

Foto 12 - Vista "aérea" das anteparas  alinhadas para colagem.

Foto 13 - Com a dica do Jadyr (Vel. Augenblick), fiz o conduíte para os fios do mastro embutidos na viga de suporte do mastro.

Foto 14 - Antepara C e D coladas, já dá para ver a seção da cama de popa.

Foto 15 - Caixa de âncora, faltando apenas colagem da tampa de fundo.

Foto 16 - Vau da antepara D, já colado no casco. Local da cama de popa.
Mais uma entrega importante do projeto, as anteparas todas coladas. Já cumpri minha meta do ano!!
Para o próximo semestre espero terminar os armários e estrutura do convés.
Até o fim do ano vamos ver o que consigo fazer da estrutura do convés e cockpit.
Próxima atualização, deve ser em 15 dias.
Abraços

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cama de Proa e caixa de Âncora.

Este final de semana rendeu!!!!
Estou muito cansado e com muito sono. Até a garganta dói!! E não é de gripe, mas de ficar deitando e levantando sobre o casco para colar os parafusos das hastilhas. Ficou perfeito, todos os parafusos ficaram embutidos no casco. Bem, faltou colar apenas 3 parafusos. Afinal, não posso perder o horário para não atrasar no aniversário da filhota!!! Eu morreria se isso acontecesse!!!


Foto 1 - Linha d'água marcada à mão! kkk Foi com um laser chinês de baixo custo. Vamos ver se o pessoal do Augenblick aprova esta linha.


 Foto 2 - Linha do piso da plataforma de popa.


Foto 3 - Antepara 0 coloda ao casco primeira peça colada. Fora a trincaniz e hastilha!!kkkk


Foto 4 - Base da cama de proa colada.


Foto 5 - Bases de cedro para a plataforma de popa ficar bem colada ao casco.


Foto 6 - Reforço das porta do quarto de proa e da sala para o banheiro. Foram impermeabilizadas por dentro e serão envernizadas por fora.



Foto 7 - fundo da caixa de âncora, com laminação de tecido 450gr/m2 de reforço.


Foto 8 - Parafusos das hastilhas foram colados com epoxi.


Foto 9 - Batoque de madeira para tampar os furos do fundo do casco que vieram da sua construção. Acredito que foi marcado erroneamente, pois no desenho possuem mais furos em disposições diferentes.


Foto 10 - Piso do banheiro na 3a demão de epóxi. Já que vai ficar no local mais úmido do barco, fiz mais uma demão.

Foto 11 - Porta do quarto de proa e da sala com uma demão bem dada de epoxi.


Foto   12 - Porta da sala com uma demão de epoxi.



Foto 13 - Vaus do cockpit já estão prontos para os dois bordos, deu trabalho abrir uma viga de cedro até chegar nestas peças. Foram usado serra circular, tupia e desengrosso todos de mesa.

domingo, 21 de setembro de 2014

Detalhes das Anteparas e reforços dos Fuzis.


Eu e o Rogério fomos na sexta-feira à noite para acordar cedo no sábado e aproveitar ao máximo o dia. Fizemos algumas colagens, mas já sabíamos que faltava catalisador para a resina de impermeabilização das peças de madeira e compensado. Infelizmente, o fornecedor não entregou na sexta como disse e nos preparamos para fazer poucas colagens e fazer muitos cortes de peças. Mas, como querer não é poder, a chuva que não foi muito intensa e nem tinha ventos. Provavelmente, foi a causa da falta de energia elétrica na Barra Grande. Desta maneira, perdemos o domingo sem energia. Não era possível fazer nada, nenhuma máquina estava disponível para o trabalho.

 Foto 1 - Fizemos a colagem das ripas da seção 1, da cama.
 Foto 2 - Colagem da ripa de sustentação do piso da caixa de âncora na seção 0.
 Foto 3 - Colagem das ripas da cama de proa na antepara A e dos vaus.
 Foto 4 - Colagem dos vaus da Antepara A.

 Foto 5 - Reforço do fuzil já colado.

Foto 6 - Reforço do fuzil já colado.

  Foto 7 - Reforço do fuzil já colado.


 Foto 8 - Reforço do fuzil já colado.