Neste fim de semana, trabalhei muito. Apesar de ter chegado no sábado, depois do almoço. Consegui cumprir meu planejamento e ainda fiz um pouco mais do que esperava. Para isso, tive que ficar no sábado até às 20h e no domingo até as 18h.
Tinha planejado fazer os 8 vaus do convés que ficam no costado do casario, a estrutura de 8x2,5cm do teto do casario e abrir as 8 ripas da Sicorda. Aliás, estas ripas deram muito trabalho. Primeiro, por que a viga de cedro que estava mais reta e tinha as dimensões para todas as ripas estava mais abaixo na pilha de madeira. Depois, abrir uma viga com uma serra menor que a espessura dá muito trabalho. Mas, valeu a pena! As ripas ficaram lisas e retinhas, afinal ficarão à vista.
Ah, já ia esquecendo, que fiz todas as seções das camas da sala. Mas, ainda precisam de acabamento e ajuste no local de colagem. Ou seja, fiz um corte 2 ou 3 cm maior que o projeto para ajustar depois dentro do barco. Abri as 2 ripas transversais ao casco, que sustentam o espelho do casario no cockpit. Resumindo, trabalhei só com estruturas. A idéia é fazer o máximo de estrutura e deixar no lugar definitivo com fita crepe ou parafuso. Para então numa segunda etapa, marcar todas as posições e fazer a lixagem da pintura e depois da colagem. Ou na ordem contrária, ainda não decidi o que fica melhor. Pois, a cola pode sujar a tinta.
Foto 1 - Estrutura da mesa de navegação, já cortei as duas chapas de compensado da mesa de navegação. Vou estudar a machetaria para fazer um bom acabamento, na mesa. Se ficar bom, faço também na mesa da sala.
Foto 2 - Ripa da Sicorda e estrutura do teto do casario, testando no lugar definitivo.
Foto 3 - Vista das 2 estruturas do teto, e estruturas dos armários da cozinha e sala.
Foto 4 - Vista da Antepara D, com estrutura do cockpit e cama de popa.
Foto5 - Vista das camas de bombordo.
Foto 6 - Agora as as 3 camas da sala, ainda na fita crepe. Pois, os ajustes sempre são necessários. As medidas do projeto não saem exatamente iguais.
Foto 7 - Cama de boreste nivelada.
Foto8 - Seções das camas da sala, com corte maiores para ajustar no local.
Foto 9 - Continuação das seções das camas.
Foto 10 - Vaus do convés que ficam apoiados no costado. Sem o uso do desengrosso não seria possível fazer estas peças. Para quem acha que, se faz barco só com ferramentas manuais, isso é lenda! As ferramentas de bancadas são fundamentais para a qualidade das peças e o tempo gasto na atividade.
Foto 11 - Vau da antepara C, que estava colado no compensado para fazer o sanduiche e ir para seu lugar.
Abraços e Bons ventos!