quinta-feira, 23 de julho de 2015

Massa de acabamento!


 Pessoal,
Nos dias 3 a 5/07/15 fiquei trabalhando no Piá. Fiz uma arrumação e coloquei para fora do armário todas as resinas que tinha para verificar a quantidade e validade. Foi bom, por que percebi que a massa de acabamento da EpoxyFiber já estava para vencer em agosto. Então, resolvi testá-la. Uma tarefa que estou enrolando faz alguns meses. Para minha surpresa ao abrir a tampa, percebi forte cheiro de formol!! Não sou químico, mas acho que formol não era para ter neste produto. Ficava difícil até de respirar. A massa foi aplicada nas prateleira do armário do banheiro, que ainda não colei para poder trabalhar na bancada. Foi a melhor coisa que fiz, pois a lixagem é muito difícil e muito mais trabalhosa quando a peça está colada. Nos cantos nunca se consegue lixar. Apesar que hoje em dia já existe uma máquina que lixa nos cantos. Nem sei o preço, mas vou procurar saber. 
Apliquei a massa também nas paredes do banheiro. No entanto, achei muito difícil de lixar com a roto orbital. Parece que ela apenas arranha a massa. Na bancada acabei usando a lixadeira de cinta. Que foi espetacular, mas é preciso muita atenção para não comer demais a massa e passar para madeira.
Abaixo, estão algumas fotos das peças e parede do banheiro com a massa. O resultado foi muito bom. Mas, acho que terei que comprar uma lixadeira/politriz industrial de disco. Pois, na mão e na roto orbital não será viável.
Na próxima ida irei testar a resina Isoftálica, para laminar a base do motor no casco. Com esta atividade será mais uma experiência com resina, que ainda não utilizei. Assim, como a massa de acabamento espero que dê tudo certo.

Foto 1 - Prateleiras do armário do banheiro.

Foto 2 - Prateleiras do armário do banheiro.

6 comentários:

Jorge Dias disse...

Olá Marcos,

Sugestão: Não emasse prateleias, apenas resine e não cole, coloque 2 parafusos e pronto.

Abraços,

JD

RogerX disse...

Marcos, a massa com a orbital é facil de lixar, ou vc está usando uma lixa fina demais ou a sua aplicação foi muito grosseira, o que é normal até se pegar a manha de aplicar a massa. Use espatula de metal bem larga. E a massa do Peter já passou a validade tem 2 anos e usei no mastro sem problemas. Acho que a massa por secar mais rapido não fica tão exposta a "não secar" como a resina.
Abçs

RogerX disse...

E ahe Marco, esse barco anda ou não anda? Feliz Natal

Jovito Melo disse...

Olá Marcos,

Como anda a construção?

Fraterno abraço

Jovito Melo
Maceió

RogerX disse...

Faz um ano daquela massa, conta as novidades ahe...

Anônimo disse...

Alooooo

Tem alguém aí.. ..ai....aí

Olha só, tá fazendo até eco esse blog.

Ohhh Marcos, e aí?

Abraco