segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Camas da Sala e Pia do Banheiro.

Resolvi dividir o trabalho deste fim de semana em duas postagens. Pois, os assuntos são diferentes e fica mais fácil encontrar a postagem pelo assunto. Além, do que ficaria uma postagem muito grande. No domingo, bem mais cansado. Comecei pela pia do banheiro que só faltava um ajuste para entrar no seu lugar. Feito o corte de ajuste, marquei o lugar da pia no centro da peça. E cortei com a tico-tico. Entrou de primeira! Achei que teria de fazer outros cortes para entrar a cuba. Que nada!
Depois, parti para as camas da sala. Remarquei tudo nas anteparas B e C. E começei a cortar as peças.


Foto 1 - Vista de cima da tampa da pia do banheiro, já com a cuba.


Foto 2 - Vista de frente da pia do banheiro. Quem conhece o projeto, sabe que o lugar da pia não é aí. Mas, o banheiro com a pia ao lado do vaso sanitário fica muito apertado. Abri mão do armário que era para ficar onde agora está a pia. Tenho outro armários para colocar as coisas.  Coisas demais significa peso demais!!


Foto 3 - As duas camas da sala já estão medidas e cortadas. Faltam as seções, que terei que fazer com moldes de papelão para não desperdiçar compensado.


Foto 4 - Cama de bombordo, ainda falta a outra cama de cima e muitas outras peças.


Foto 5 - Cama de boreste. Apesar de ser uma só é mais dificil de fazer, pois a curvatura do casco no sentido popa-proa não é fácil de desenhar na peça.

Abraços!

Estruturas do Cockpit.


Neste sábado, me acabei literalmente! Com a doce ilusão de que daria tempo para fazer a estrutura do cockpit e as camas da sala e popa. A intenção era aproveitar o ultimo final de semana de 2014 que tenho livre, para sair de lá com as medidas das camas, para mandar fazer os colchões. Fiquei das 7h da manhã até 16:30h direto, sem almoço. Na realidade quando estou empolgado e concentrado em fazer o que planejei, nem sinto fome. Trabalhei o dia todo abrindo as ripas na serra de mesa e sentado no chão da popa para medir e cortar as estruturas. Sentado, não é ruim de trabalhar, mas agachado para medir é péssimo. O joelho sente!! 
Fiz os encaixes das peças nas tricanizes. Isso deu um trabalhão! Comecei com a tupia, mas como a superfície não é plana ela pulava. Estava perigoso! Então, parti para o formão. Foi a melhor coisa que fiz. O primeiro demorou e não ficou tão bom. Depois, peguei prática e com poucas pancadas o encaixe estava pronto. Apesar, de estar no desenho o encaixe. Não havia percebido isso quando fiz as trincanizes. Se tivesse percebido teria feito a segunda trincaniz em pedaços. Além, economizar tempo e não ter retrabalho para abrir os encaixes. Seria bem mais fácil de colar "sozinho" a segunda trincaniz em ripas menores. Mas, se tivessem explicado isso no manual seria uma boa informação ao amador. Para o amador não bastar estar no desenho, tem que estar escrito no texto. Sem contar que algumas coisas não estão no desenho, como alguns detalhes da cama de popa.



Foto 1 - Bela visita! E como canta!


Foto 2 - Coloquei um reforço na horizontal para segurar melhor o telescópio do eixo de leme. O vau será colado neste reforço. Viram como os vaus de cada bordo estão alinhados em posições diferentes?


Foto 3 - Vista do futuro banco do cockpit, está tudo apenas encaixado. Nenhuma peças foi colada, a resina acabou e preciso de tempo para ir à loja. Quando compramos pela internet o frete sai barato, mas na mesma cidade cobram um frete igual ao preço da resina!! Caraca!!




Foto 4 - Detalhe do banco na abertura do paiol, mais uma dica do meu amigão Jadyr. Deixar uma distância maior dos vaus para fazer uma porta maior. Afinal, o paiol é grande e a tampa de projeto pequena.


 Foto 5 - Deixei 1,0m de distância para abertura do paiol no banco. No fundo podemos ver a estrutura do piso do cockpit. Ainda está apoiada no casco e não colada, como disse antes.



Foto 6 -  Vista por dentro da cama de popa da estrutura do cockpit.

Foto 7 - Mais uma vista do cockpit!

Todas as peças estão sem lixar, e faltando ainda uma ajusto fino no alinhamento e nivelamento. Que será feito na hora de colar. Com todo cuidado necessário.

Abraços e bons ventos!

domingo, 23 de novembro de 2014

Arrumação e Leme!

Este final de semana foi mesmo especial! Acampamos em Paraty, na praia de Jabaquara. Que fica ao lado do centro histórico, mas é necessário subir um morrinho e fazer uma caminhada de 15 minutos. O lugar é lindo, rodeado por mata atlântica, praia, ilhas e rio.
O estaleiro ficou em segundo plano. As vezes, é necessário dar mais atenção aos clientes (Piás) que ao negócio propriamente dito. kkkk!! Isso, por que o objetivo de tudo isso é passar o bicho carpinteiro ou bicho da vela para os pequenos. Que ficaram maravilhados com a forma de barco que já possui. Subir na cama de proa e olhar à vante, foi o ponto máximo! Até ajudaram a fazer a pia do banheiro e a cama deles. Mas, nada disso ficou pronto ou temos fotos.
Também, aproveitei para percorrer várias lojas náuticas da região para verificar os tipos de serviços e preços. Assim, como preços de peças novas ou usadas em brechós náuticos. Neste, sentido foi proveitoso o passeio.



 Foto 1 - O estaleiro estava uma bagunça e por isso resolvi fazer uma arrumação geral e limpeza das ferramentas. Foi todo tempo útil do sábado, foi gasto nisso!!!! Mas, valeu a pena! Afinal, fazer poeira e ligar as ferramentas elétricas seria perigoso com as crianças ajudando.

Foto 2 - Já havia visto várias ripas cortadas e presas por fitas em pacotes de cada vau do Magati. Tudo no maior capricho. Então, eis que o Mauro apareceu fardado para o trabalho no sábado! Não deu outra. Choveu de desabar o Mundo!!! Quase morremos afogados!!! kkkkk

 Foto 3 - O leme cortado, em uma chapa de 30mm de compensado naval e 2 de 10mm. Ao fundo, as peças do Magati já cortadas e separadas por vaus.

 Foto 4 - Organização do estaleiro.


Foto 5 - No final do dia terminei a primeira grande organização do Estaleiro do Piá. Lona para proteger melhor os compensados da umidade e possíveis goteiras. Algumas peças para não voar as lonas, afinal a região sempre tem ventos.

Abraços

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gaiuta do casario!


Hoje esto feliz, pois chegou a primeira gaiuta do Piá, foi uma compra importante por vários motivos. Estou fazendo a estrutura do casario, onde ela será colocada. E sem, ela fica difícil terminar a estrutura, pois cada modelo tem um tamanho específico. O que impossibilita colar os vaus do teto sem ter comprado a gaiuta. Por este, motivo continuarei procurando pela gaiuta do camarote de proa. Outro motivo importante é que saiu muito mais barato do que eu estava encontrando em vários sites de vendas, inclusive do exterior.



 Foto 1 - Gaiuta Lewmar 41x41cm para extensão do corte no casario.





segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estruturas das camas e vaus do convés.

Neste fim de semana, trabalhei muito. Apesar de ter chegado no sábado, depois do almoço. Consegui cumprir meu planejamento e ainda fiz um pouco mais do que esperava. Para isso, tive que ficar no sábado até às 20h e no domingo até as 18h.
Tinha planejado fazer os 8 vaus do convés que ficam no costado do casario, a estrutura de 8x2,5cm do teto do casario e abrir as 8 ripas da Sicorda. Aliás, estas ripas deram muito trabalho. Primeiro, por que a viga de cedro que estava mais reta e tinha as dimensões para todas as ripas estava mais abaixo na pilha de madeira. Depois, abrir uma viga com uma serra menor que a espessura dá muito trabalho. Mas, valeu a pena! As ripas ficaram lisas e retinhas, afinal ficarão à vista.
Ah, já ia esquecendo, que fiz todas as seções das camas da sala. Mas, ainda precisam de acabamento e ajuste no local de colagem. Ou seja, fiz um corte 2 ou 3 cm maior que o projeto para ajustar depois dentro do barco. Abri as 2 ripas transversais ao casco, que sustentam o espelho do casario no cockpit. Resumindo, trabalhei só com estruturas. A idéia é fazer o máximo de estrutura e deixar no lugar definitivo com fita crepe ou parafuso. Para então numa segunda etapa, marcar todas as posições e fazer a lixagem da pintura e depois da colagem. Ou na ordem contrária, ainda não decidi o que fica melhor. Pois, a cola pode sujar a tinta.

 Foto 1 - Estrutura da mesa de navegação, já cortei as duas chapas de compensado da mesa de navegação. Vou estudar a machetaria para fazer um bom acabamento, na mesa. Se ficar bom, faço também na mesa da sala.

 Foto 2 - Ripa da Sicorda e estrutura do teto do casario, testando no lugar definitivo.

  Foto 3 - Vista das 2 estruturas do teto, e estruturas dos armários da cozinha e sala.

  Foto 4 - Vista da Antepara D, com estrutura do cockpit e cama de popa.

  Foto5 - Vista das camas de bombordo.

  Foto 6 - Agora as as 3 camas da sala, ainda na fita crepe. Pois, os ajustes sempre são necessários. As medidas do projeto não saem exatamente iguais.

  Foto 7 - Cama de boreste nivelada.

  Foto8 - Seções das camas da sala, com corte maiores para ajustar no local.

 Foto 9 - Continuação das seções das camas.

  Foto 10 - Vaus do convés que ficam apoiados no costado. Sem o uso do desengrosso não seria possível fazer estas peças. Para quem acha que, se faz barco só com ferramentas manuais, isso é lenda! As ferramentas de bancadas são fundamentais para a qualidade das peças e o tempo gasto na atividade.

 Foto 11 - Vau da antepara C, que estava colado no compensado para fazer o sanduiche e ir para seu lugar.

Abraços e Bons ventos!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Todas as Anteparas coladas!!!

Ontem dia 20.10.2014, o Rogério me enviou as fotos das colagens das anteparas que fizemos em Paraty. Como fui viajar ele ficou para colar tudo no casco, conforme a gente tinha combinado.

Foto 1 - Anteparas com as camadas de resina para impregnação, catalizando.


Foto 2 - Antepara C com resina de impregnação.

Foto 3 - Antepara A com as ripas da cama de proa colada na mesa.

Foto 4 - Base da cama de proa colada com a ripa central.

Foto 5 - Nova vista da cama.

Foto 6 - Antepara D, com as ripas da estrutura do cockpit e os vaus laterais colados.

Foto 7 - Antepara A em processo de colagem no casco e o vau da seção 2.

Foto 8 - Antepara A colada ao casco.

Foto 9 - Antepara C resinada e com os vaus colados na mesa.

Foto 10 - Antepara B colada no casco, reforço do estai de bordo.

Foto 11 - Passagem do conduíte de para raio de proa pela antepara B, até a quilha.

Foto 12 - Vista "aérea" das anteparas  alinhadas para colagem.

Foto 13 - Com a dica do Jadyr (Vel. Augenblick), fiz o conduíte para os fios do mastro embutidos na viga de suporte do mastro.

Foto 14 - Antepara C e D coladas, já dá para ver a seção da cama de popa.

Foto 15 - Caixa de âncora, faltando apenas colagem da tampa de fundo.

Foto 16 - Vau da antepara D, já colado no casco. Local da cama de popa.
Mais uma entrega importante do projeto, as anteparas todas coladas. Já cumpri minha meta do ano!!
Para o próximo semestre espero terminar os armários e estrutura do convés.
Até o fim do ano vamos ver o que consigo fazer da estrutura do convés e cockpit.
Próxima atualização, deve ser em 15 dias.
Abraços

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cama de Proa e caixa de Âncora.

Este final de semana rendeu!!!!
Estou muito cansado e com muito sono. Até a garganta dói!! E não é de gripe, mas de ficar deitando e levantando sobre o casco para colar os parafusos das hastilhas. Ficou perfeito, todos os parafusos ficaram embutidos no casco. Bem, faltou colar apenas 3 parafusos. Afinal, não posso perder o horário para não atrasar no aniversário da filhota!!! Eu morreria se isso acontecesse!!!


Foto 1 - Linha d'água marcada à mão! kkk Foi com um laser chinês de baixo custo. Vamos ver se o pessoal do Augenblick aprova esta linha.


 Foto 2 - Linha do piso da plataforma de popa.


Foto 3 - Antepara 0 coloda ao casco primeira peça colada. Fora a trincaniz e hastilha!!kkkk


Foto 4 - Base da cama de proa colada.


Foto 5 - Bases de cedro para a plataforma de popa ficar bem colada ao casco.


Foto 6 - Reforço das porta do quarto de proa e da sala para o banheiro. Foram impermeabilizadas por dentro e serão envernizadas por fora.



Foto 7 - fundo da caixa de âncora, com laminação de tecido 450gr/m2 de reforço.


Foto 8 - Parafusos das hastilhas foram colados com epoxi.


Foto 9 - Batoque de madeira para tampar os furos do fundo do casco que vieram da sua construção. Acredito que foi marcado erroneamente, pois no desenho possuem mais furos em disposições diferentes.


Foto 10 - Piso do banheiro na 3a demão de epóxi. Já que vai ficar no local mais úmido do barco, fiz mais uma demão.

Foto 11 - Porta do quarto de proa e da sala com uma demão bem dada de epoxi.


Foto   12 - Porta da sala com uma demão de epoxi.



Foto 13 - Vaus do cockpit já estão prontos para os dois bordos, deu trabalho abrir uma viga de cedro até chegar nestas peças. Foram usado serra circular, tupia e desengrosso todos de mesa.