sexta-feira, 24 de abril de 2015

Serviços gerais!

Nestas tarefas mais gerais fiz de tudo um pouco, até organização e limpeza da área de trabalho. Algumas tarefas que não registrei em fotos foram: terminar de colar os 4 parafusos das hastilhas, para liberar novas frentes de serviço que são as camas de bombordo e hidráulica. Lixamento da caixa de âncora e armário de proa, do banheiro e anteparas A e B. E colagem de algumas ripas de armários, como na mesa de navegação, pia do banheiro.


Foto 1 - colagem final dos compensados do leme, fiz ele neste estágio da obra para aproveitar um compensado de 25 mm que estava sobrando. Como em Paraty com uma umidade maior que a amazônica, que chega fácil aos 3.300 mm/ano de chuvas. Tudo vira limo, musgo ou fungo!!! Para não perder este compensado naval de 25 mm resolvi transformá-lo em leme.


Foto 2 - Seções 5 e 6 das camas de bombordo, prefiro lixar e resinar na bancada. A coluna agradeçe!! vou lixar novamente, e emassar com massa de acabamento para deixar melhor a qualidade do acabamento. Depois, colarei, para somente no final pintar de branco.
Mesmo dentro dos armários pretendo pintar de branco, para melhorar a visibilidade das coisas. 


Foto 3 - Ripa da cama de boreste, entre outras ripas que colei.

Foto 4 - A base do motor foi colocada no lugar aproximado. Fiz algumas medições, mas bateu uma insegurança em terminar de marcar a posição e tentar cortar a base para nivelar. Vou verificar mais o posicionamento da base no casco. Fiz 2 furos no casco, um no local do corte da passagem da rabeta e outro no centro do eixo do leme. Os furos foram feitos com furadeira, com diâmetro de 10 mm. A intensão era garantir a orientação dos cortes no casco. O resultado foi bom, ambos os furos ficaram na linha de centro, que é mais de ver no lago externo do casco. Agora só falta confirmar a posição ao longo do eixo proa-popa.

Trabalhando na Proa!


Nesta semana, fiquei direto no estaleiro do Sindicato Paraty. Foi pesado e já tinha perdido o ritmo. Trabalhar por temporadas é mais cansativo. Perdesse o preparo físico rapidamente!
Mas, em uma semana o rendimento foi muito bom. Algumas atividades que fiz, acabei por não registrar em fotos. Algumas pelo cansaço, talvez pela sugeira e pó que poderiam estragar a máquina e principalmente por esquecimento. Terminava uma tarefa e já partia pra outra e esquecia a foto.
Concentração total!! kkkk
Fiz tarefas em várias partes do Piá, mas estou priorizando a proa. Para começar a finalizar no sentido proa - popa. Pois, de outra maneira a gente acaba se perdendo nas tarefas e as entregas começam a atrasar. Assim, esta postagem mostra os trabalhos na proa e os demais tarefas postarei à parte.



Foto 1 - Fiz o bico da proa com um rebaixo para encaixar a tábua de 16mm da estrutura do convés.


Foto 2 - Colei o vau da seção 2 da proa, já com os encaixes das outras estruturas. O projeto não mostra se a junção é apenas com resina de colagem, com parafusos ou encaixes. Optei por fazer encaixe colocar parafusos inox em tudo. Seguro morreu de velho!!! 


Foto 3 - Estrutura do teto ou convés da cabine de proa somente encaixada. Não colei estas peças, até ter certeza do nivelamento com as demais estruturas do convés nas anteparas. E tb, por não ter feito o vau da seção 1, que ajuda na sustentação da gaiuta. Utilizei a gaiuta para medir na mesa o tamanho exato.



Foto 4 - Nivelamento das peças da estrutura da proa, faltando um ajuste fino para nivelar a estrutura da gaiuta com a tábua da proa.


Foto 5 - Estrutura da gaiuta está nivelada.


Foto 6 - Estrutura da gaiuta foi colada e parafusada.