domingo, 23 de novembro de 2014

Arrumação e Leme!

Este final de semana foi mesmo especial! Acampamos em Paraty, na praia de Jabaquara. Que fica ao lado do centro histórico, mas é necessário subir um morrinho e fazer uma caminhada de 15 minutos. O lugar é lindo, rodeado por mata atlântica, praia, ilhas e rio.
O estaleiro ficou em segundo plano. As vezes, é necessário dar mais atenção aos clientes (Piás) que ao negócio propriamente dito. kkkk!! Isso, por que o objetivo de tudo isso é passar o bicho carpinteiro ou bicho da vela para os pequenos. Que ficaram maravilhados com a forma de barco que já possui. Subir na cama de proa e olhar à vante, foi o ponto máximo! Até ajudaram a fazer a pia do banheiro e a cama deles. Mas, nada disso ficou pronto ou temos fotos.
Também, aproveitei para percorrer várias lojas náuticas da região para verificar os tipos de serviços e preços. Assim, como preços de peças novas ou usadas em brechós náuticos. Neste, sentido foi proveitoso o passeio.



 Foto 1 - O estaleiro estava uma bagunça e por isso resolvi fazer uma arrumação geral e limpeza das ferramentas. Foi todo tempo útil do sábado, foi gasto nisso!!!! Mas, valeu a pena! Afinal, fazer poeira e ligar as ferramentas elétricas seria perigoso com as crianças ajudando.

Foto 2 - Já havia visto várias ripas cortadas e presas por fitas em pacotes de cada vau do Magati. Tudo no maior capricho. Então, eis que o Mauro apareceu fardado para o trabalho no sábado! Não deu outra. Choveu de desabar o Mundo!!! Quase morremos afogados!!! kkkkk

 Foto 3 - O leme cortado, em uma chapa de 30mm de compensado naval e 2 de 10mm. Ao fundo, as peças do Magati já cortadas e separadas por vaus.

 Foto 4 - Organização do estaleiro.


Foto 5 - No final do dia terminei a primeira grande organização do Estaleiro do Piá. Lona para proteger melhor os compensados da umidade e possíveis goteiras. Algumas peças para não voar as lonas, afinal a região sempre tem ventos.

Abraços

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gaiuta do casario!


Hoje esto feliz, pois chegou a primeira gaiuta do Piá, foi uma compra importante por vários motivos. Estou fazendo a estrutura do casario, onde ela será colocada. E sem, ela fica difícil terminar a estrutura, pois cada modelo tem um tamanho específico. O que impossibilita colar os vaus do teto sem ter comprado a gaiuta. Por este, motivo continuarei procurando pela gaiuta do camarote de proa. Outro motivo importante é que saiu muito mais barato do que eu estava encontrando em vários sites de vendas, inclusive do exterior.



 Foto 1 - Gaiuta Lewmar 41x41cm para extensão do corte no casario.





segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estruturas das camas e vaus do convés.

Neste fim de semana, trabalhei muito. Apesar de ter chegado no sábado, depois do almoço. Consegui cumprir meu planejamento e ainda fiz um pouco mais do que esperava. Para isso, tive que ficar no sábado até às 20h e no domingo até as 18h.
Tinha planejado fazer os 8 vaus do convés que ficam no costado do casario, a estrutura de 8x2,5cm do teto do casario e abrir as 8 ripas da Sicorda. Aliás, estas ripas deram muito trabalho. Primeiro, por que a viga de cedro que estava mais reta e tinha as dimensões para todas as ripas estava mais abaixo na pilha de madeira. Depois, abrir uma viga com uma serra menor que a espessura dá muito trabalho. Mas, valeu a pena! As ripas ficaram lisas e retinhas, afinal ficarão à vista.
Ah, já ia esquecendo, que fiz todas as seções das camas da sala. Mas, ainda precisam de acabamento e ajuste no local de colagem. Ou seja, fiz um corte 2 ou 3 cm maior que o projeto para ajustar depois dentro do barco. Abri as 2 ripas transversais ao casco, que sustentam o espelho do casario no cockpit. Resumindo, trabalhei só com estruturas. A idéia é fazer o máximo de estrutura e deixar no lugar definitivo com fita crepe ou parafuso. Para então numa segunda etapa, marcar todas as posições e fazer a lixagem da pintura e depois da colagem. Ou na ordem contrária, ainda não decidi o que fica melhor. Pois, a cola pode sujar a tinta.

 Foto 1 - Estrutura da mesa de navegação, já cortei as duas chapas de compensado da mesa de navegação. Vou estudar a machetaria para fazer um bom acabamento, na mesa. Se ficar bom, faço também na mesa da sala.

 Foto 2 - Ripa da Sicorda e estrutura do teto do casario, testando no lugar definitivo.

  Foto 3 - Vista das 2 estruturas do teto, e estruturas dos armários da cozinha e sala.

  Foto 4 - Vista da Antepara D, com estrutura do cockpit e cama de popa.

  Foto5 - Vista das camas de bombordo.

  Foto 6 - Agora as as 3 camas da sala, ainda na fita crepe. Pois, os ajustes sempre são necessários. As medidas do projeto não saem exatamente iguais.

  Foto 7 - Cama de boreste nivelada.

  Foto8 - Seções das camas da sala, com corte maiores para ajustar no local.

 Foto 9 - Continuação das seções das camas.

  Foto 10 - Vaus do convés que ficam apoiados no costado. Sem o uso do desengrosso não seria possível fazer estas peças. Para quem acha que, se faz barco só com ferramentas manuais, isso é lenda! As ferramentas de bancadas são fundamentais para a qualidade das peças e o tempo gasto na atividade.

 Foto 11 - Vau da antepara C, que estava colado no compensado para fazer o sanduiche e ir para seu lugar.

Abraços e Bons ventos!