terça-feira, 24 de junho de 2014

Proa e colagem de vaus.


O Rogério enviou mais algumas fotos dos ultimos serviços, laminação de tecido na roda de proa, terminou as peças da Antepara B inclusive com a colagem dos vaus e reforço do fusil. Deixou uma chapa de compensado cortado no piso para gente para de cair e torcer o tornozelo.


 Foto 1 - Roda de proa com uma camada de tecido 450gr/m2.

Foto 2 - Piso de chapa de compensado naval, falta impermeabilizar. Para maior segurança quando andamos no interior do casco.

Foto 3 - Vau da proa sobre a cama de casal. 

Foto 4 - Vaus colados da antepara B e reforço do fusil.

Foto 5 - Detalhe do reforço de fusil.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Antepara B, finalizamos os cortes e vaus.

Finalmente, a primeira e mais importante antepara está de pé!
Finalizamos todos os cortes, passagem da porta, vigas do mastro, ajuste ao casco, encaixe da sicorda. Fizemos os vaus de reforço dos dois lados.
Foto 1 - Esta é para minha amiga Fri e meu amigo Jadyr, que estão sempre publicando fotos minhas somente no período de descanso. Aqui estou cortando a curvatura do casario na antepara B.

Foto 2 - Coluna de suporte do mastro pronta para colagem, já foi aplainada e arredonda a quina com tupia. Só falta colar e passar verniz ou óleo de tunge, vamos testar para ver o que fica melhor.

Foto 3 - A viga do mastro no lado da sala vai passar o conduite dos fios do mastro, para não ficar exposto na sala e deixar o acabamento feio. Ainda vou trocar o conduite para um de maior durabilidade. Afinal, esta peça não será jamais trocada.

Foto 4 - Mais uma vista geral do conduite na viga de suporte do mastro.

 Foto 5 - A viga de suporte do mastro no lugar de colagem para teste, a antepara B já está quase pronta.
 Foto 6  - Antepara B no lugar de colagem, ficou excelente. Agora já parece um barquinho!

Foto 7 - Antepara B vista da proa, tá andando a obra!!


Foto 8 - Marcos testando a porta do banheiro, ficou com 1,8mx55cm, excelente tamanho. Até o Jadyr passa por ela!!! O Paulo nem vai abaixar a cabeça!!!

 Foto 9 - Rogério cortando a canaleta do conduite no suporte do mastro.

 Foto 10 - Mauro e Almir engenherando!!! Caramba quantas linhas!! O que é issooooo????
O Cabo Horn dá mais trabalho, mais vai ficar bonito! 1° dia de trabalho no projeto Magati!!!
Força Maurão!!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Marcações das Seções e Anteparas. Teste da Antepara B, do mastro.

Neste domingo, foi muito produtivo. Quebramos a cabeça para marcar todas as seções e anteparas. Após, a verificação do nivelamento do barco. Iniciamos a checagem da linha de centro, que não é fácil. Pois, com a curvatura da popa , gera muitas dúvidas sobre o meio exato. Qualquer centimetro de erro gera um ângulo de desvio da linha de centro. E por consequência as anteparas podem ficar desalinhadas.
Transferir a marcação das anteparas para a curvatura do casco não é moleza e também foi outro ponto de muito cuidado, com várias checagens. E rechecagens!!!!

Veja na foto acima, o Rogério marcando o alinhamento de uma seção, com uso de um sarrafo aparelhado e um esquadro.

Nesta foto, estamos testando o corte da antepara B, que fiz ainda em Curitiba. Esta é a principal estrutura do barco. Sobre a qual ficará o mastro, apoiado no convés. O corte é dificil, pois não temos mais o desenho tamanho 1:1. E todas as medidas foram retiradas do projeto com escalímetro e transferidas para uma folha 1:1, no chão de casa. Depois, foi cortado o molde e adaptado ao costado. Para isso, deixei 3 cm maior a curvatura do costado para ir cortando dentro do barco e testando. Deu traballho, mas ficou muito proximo da curva do costado. A segunda metade ficou ainda melhor, pois já tinha a ajuda do Rogério. E a experiência da primeira...
No próximo final de semana, terminaremos a porta, o formato do teto da cabine e os encaixes das ripas estruturais (esqueci o nome delas). E espero já colar no local definitivo!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Arrumação geral e colocação do Piá no lugar da obra.


O primeiro serviço foi retirar os 1.050kg de chumbo, debaixo do casco. Para isso, contratamos o serviço especializado de uma mula sem cabeça. Como se vê na foto 1.




 
 Foto 1 - Mula transportando o chumbo ladeira acima.


Foto 2 - Nó de marinheiro que um dos membros do sindicato fez, para segurar a carreta de encalhe na camionete. Segundo, meu amigo autor do nó, que é melhor não ser identificado. Este nó foi desenvolvido por século na marinharia. Até chegar neste formato ultra seguro! 
Em decorrência da boa vontade e do perfil da pessoa, achei melhor não contrariar! kkkkk


 Foto 3 - O nó aguentou, o carro aguentou, meu coração aguentou... e subimos a ladeira!


 Foto 4 - Os mestres!! Um está disfarçando pra fugir do serviço e o outro está no comando! Ainda põe uniforme pra sair bonito na foto. 

Foto 5 - Depois até que ele rendeu um pouquinho! kkkk
Não parece, mas ele está nivelando o terreno com esta moderna motoniveladora. Outro serviço muito especializado, com mão de obra ultra qualificada.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sede do Sindicato Paraty está na reta final!


Finalmente, terminamos a parte civil do galpão. Ou seja, só falta a elétrica e arrumar a bagunça de obra que sempre fica para trás. Agora, já posso trabalhar, faça sol ou chuva! 
Ainda temos que terminar de nivelar o terreno e organizar o layout, para construir 2 cabo horns 35' e 1 samoa 29'. Teremos que colocar uma serra circular de mesa, 3 mesas do tamanho de uma folha de compensado. Local para guardar os compensados dos 3 barcos, mais as tábuas de cedro, cerca de 6m3.


Aqui, o Piá já está posicionado no seu local de trabalho, foi nivelado e quase todo seu material está espalhado ao seu redor. Depois, que o Rogério e eu terminamos o armário debaixo da mesa, ficou melhor arrumado o ambiente. Empilhamos os compensados sobre um cavalete.  Quilha e chumbo ficaram no chão, sob madeiras na frente da proa. Espero não ter que mover estes 1.050kg de chumbo tão cedo.
 

Nesta foto, Mauro e Almir disfarçando para não trabalhar!!!! kkkk 
Sempre precisamos de um minutinho para refletir e ver se o trabalho está indo bem.
Dessa vez, passa...



Depois, o Mauro se redimiu e pôs a mão na massa!!!
Nivelou o terreno onde ficará a futura serra circular, para abrir as tábuas de cedro.
Parece fácil, mas o arado é dureza!! Tudo pelo Magati.

Plataforma de Popa

Hoje meu amigo Jadyr enviou as fotos das plataformas de popa do Piá e do Augenblick, que estão sendo preparada em São Paulo.

 Nesta foto podemos observar a plataforma já soldada e faltando acabamento e a barra de sustentação.
 Aqui as plataformas já estão prontas na garagem do Augenblick.
 Com a gentileza de Jadyr as ripas de Ipê já foram cortadas para plataforma do Piá.
 A escada na posição abaixada, para mostrar os pontos de fixação da mesma.
Jadyr testando seu brinquedinho novo na popa do Augenblick! Ficou GG, joinha joinha!!