15.12.2012, hoje eu fiz a quilha estrutural, com 2 ripas de 6,5m com 5x2,5cm. Coloquei cerca de 10 lajotas de concreto sobre ela, para fazer a curvatura. No local da quilha eu aparafusei na peça de compensado que fiz para tapar o fosso da quilha. Foi um esforço danado colocar tantas lajotas no casco, principalmente para subir as escadas. A ultima ripa da trincaniz foi colocada mas quebrou na hora de apertar. Fazer a impregnação nas ripas antes da colagem resulta numa condição de menor flexibilidade da madeira. Ficando assim mais fácil sua ruptura. De tal maneira, que não voltarei a repetir este erro. Primeiro colar depois resinar para impregnação.
Fiz também os furos nas trincanizes para passar os parafuso de 100x6mm.
Vejam as fotos da quilha estrutural.
sábado, 15 de dezembro de 2012
domingo, 9 de dezembro de 2012
08.12.2012, hoje fui cedo para o estaleiro "Vargem Grande" e trabalhei colando mais uma ripa da trincaniz. Na segunda camada próxima à popa e a boreste, falta agora somente a segunda ripa de bombordo e a trincaniz ficará com todas as ripas. Faltará então a lixagem final e colagem dos parafusos.
Depois, fiz uma lixagem em toda parte interior do casco com a esmerilhadeira da popa até a proa pela superficie que será ocupada pela quilha estrutural, hastilhas e roda de proa. Com a lixagem a superficie já está preparada para colagem das peças. Faltando apenas a limpeza!!
Devolvi os sargentos do Jorge Dias na sexta (07.12), depois de algumas semanas de atraso por causa do mês perdido pela cirurgia de apêndice.
Obrigado Jorge e desculpe pelo atraso!!
Tentei fazer a roda de proa colando a primeira ripa na fibra, mas não foi possívels forçar a curvatura e aparafusar a ripa. Ela escorregava muito e não entrou o parafuso. No final, a ripa quebrou e não ficava no local nem com o peso de lajotas de concreto.
Como é um reforço opcional, juntamente com a quilha estrutural, estou pensando seriamente em não fazê-los mais. Perderei muito tempo, trabalho e dindin para fazer estes reforços e já estou achando que o ganho real em segurança não será tão vantajoso assim. Afinal, o casco já está com uma espessura maior que o projeto e apresenta uma boa robustez.
De tal maneira, que no próximo final de semana darei o acabamento nas hastilhas e começarei a colagem delas.
Neste final de semana entre os dias 06 e 08 de dezembro reuniram-se em Campinas-SP os amigos Jadyr, seu cunhado, filho Patrick e o Paulo. O grupo se reuniu para começar a construção dos pulpitos de proa, popa, bimini e guarda-mancebos para 3 barcos, o Bonitaço (tiki 26), Augenblick e Piá, os 2 samoas 29. Compramos os tubos de aço inox 316 novos numa empresa de sucata, o material foi descarte de resto de obra das usinas de alcool da região de Piracicaba. Um achado do Paulo!!!
Vejam algumas fotos do trabalho deles.
Foto 1 - Base dos guarda mancebos, após acabamento das rebarbas. Assim, vamos evitar cantos vivos e ferimentos nos pés.
Foto 2 - Primeira base do guarda mancebo já soldada. Ainda falta o acabamento, como o polimento.
Foto 3 - Primeiro guarda mancebo terminado, pelo menos a "calderaria". Falta lixar e poliar para adquirir o brilho típico do inox.
Eles ainda fizeram o corte e dobradura de todos os tubos, restando a furação das bases e os encaixes e as soldas. Além, do acabamento!!
Assim, temos um kit de bimini, pulpitos de proa e popa e guarda mancebos que serve para todos os samoas e MC na faixa dos 30 pés, mais ou menos.
Pena que não pude ir!!!
Esta turma trabalhou duro e o resultado foi espetacular!!!! Parabéns amigos!!
Isso, sim é trabalho em equipe!
Neste final de semana entre os dias 06 e 08 de dezembro reuniram-se em Campinas-SP os amigos Jadyr, seu cunhado, filho Patrick e o Paulo. O grupo se reuniu para começar a construção dos pulpitos de proa, popa, bimini e guarda-mancebos para 3 barcos, o Bonitaço (tiki 26), Augenblick e Piá, os 2 samoas 29. Compramos os tubos de aço inox 316 novos numa empresa de sucata, o material foi descarte de resto de obra das usinas de alcool da região de Piracicaba. Um achado do Paulo!!!
Vejam algumas fotos do trabalho deles.
Foto 1 - Base dos guarda mancebos, após acabamento das rebarbas. Assim, vamos evitar cantos vivos e ferimentos nos pés.
Foto 2 - Primeira base do guarda mancebo já soldada. Ainda falta o acabamento, como o polimento.
Foto 3 - Primeiro guarda mancebo terminado, pelo menos a "calderaria". Falta lixar e poliar para adquirir o brilho típico do inox.
Eles ainda fizeram o corte e dobradura de todos os tubos, restando a furação das bases e os encaixes e as soldas. Além, do acabamento!!
Assim, temos um kit de bimini, pulpitos de proa e popa e guarda mancebos que serve para todos os samoas e MC na faixa dos 30 pés, mais ou menos.
Pena que não pude ir!!!
Esta turma trabalhou duro e o resultado foi espetacular!!!! Parabéns amigos!!
Isso, sim é trabalho em equipe!
Abraços
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